Chuvas causam estragos e mobilizam equipes em Ponta Grossa
- CBN Ponta Grossa

- 23 de set.
- 2 min de leitura
As chuvas registradas no último domingo (21) e na madrugada desta segunda-feira (22) em Ponta Grossa somaram mais de 75 milímetros, com rajadas de vento que chegaram a 72 km/h. Os temporais provocaram estragos em diversos pontos da cidade e mobilizaram equipes de atendimento.

Ao todo, foram feitos 39 atendimentos pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros, a maioria por destelhamentos e quedas de árvores. O bairro mais atingido foi o Chapada. No Parque Bonsucesso, a Escola Municipal José Pinto Rosas, que atende 320 alunos, teve o telhado do ginásio arrancado pelos ventos, causando danos na estrutura. O imóvel foi interditado e as aulas suspensas.
Segundo a Secretaria de Educação, os alunos da escola serão transferidos de forma temporária. As crianças da Educação Infantil vão para o CMEI Padre Ezequiel Belchior, e os estudantes do Ensino Fundamental para a Escola Municipal Frederico Constante Degraf. A mudança começa nesta terça-feira, após a conclusão da perícia no prédio.
Durante a madrugada e a manhã, equipes da Defesa Civil, Superintendência de Trânsito e Segurança Viária, Fundação de Assistência Social e servidores de secretarias municipais atuaram para reduzir os impactos dos temporais.
A escola José Pinto Rosas passou por interdição imediata após a constatação dos estragos. O local será periciado para apurar as causas de a estrutura ter cedido.
Em alguns bairros, a falta de energia elétrica dificultou atendimentos em unidades de saúde, como Madre Josefa, Rômulo Pazzinato, Ambrósio Bricailo, Javier Arzabe, José Bueno, Antônio Schwanzee e Luis Cajado. O CRAS da Coronel Cláudio segue sem energia, e os serviços que dependem de sistema não estão sendo realizados.
Os temporais também afetaram o funcionamento dos semáforos em 42 cruzamentos, principalmente na região central. Equipes de trânsito organizaram o tráfego durante todo o dia, e mais de 90% dos equipamentos já voltaram a funcionar.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, só nesta segunda-feira (22) foram atendidas 22 ocorrências de quedas de árvores, com registros em Uvaranas (6), Nova Rússia (10) e Centro (7). Em dois casos, árvores caíram sobre casas na Rua Pereira Passos. Em outro ponto, na Rua Coronel Vivida, uma árvore atingiu o carro de uma diarista.
Nesta segunda-feira (22), o Corpo de Bombeiros fez a entrega de 20 lonas, que somaram 800 metros quadrados. A orientação é para que moradores não subam nos telhados durante os períodos de chuva, mas utilizem as lonas para cobrir móveis e pertences, evitando acidentes.
Segundo a Defesa Civil, até o momento não há registro de feridos ou de famílias desabrigadas.







Comentários