top of page
  • CBN Ponta Grossa

CineFlexx Telêmaco Borba realiza sessão gratuita para idosos do Asilo São Vicente de Paulo

A sessão especial é umas das contrapartidas do projeto aprovado na Lei Paulo Gustavo do município

Foto: Divulgação

O CineFlexx Telêmaco Borba terá uma tarde muito especial no próximo dia 4 de março. Como forma de contrapartida do projeto aprovado na Lei Paulo Gustavo, o cinema irá proporcionar uma sessão gratuita aos idosos do Asilo São Vicente de Paulo de Telêmaco. O objetivo é proporcionar uma experiência lúdica, cultural e de lazer para os idosos.


Durante o mês de março também serão realizadas outras contrapartidas sociais do projeto, entre elas sessões gratuitas para escolas públicas municipais e A.P.A.E. Ações como essa são realizadas frequentemente pelo cinema, com sessões especiais para autistas e, também, para alunos de escolas. Para a gerente do espaço, Silvana Lobascz, essas ações são uma forma de democratizar a alegria do cinema e da cultura.


“Oportunizar um dia diferente para essas pessoas é sempre muito gratificante. O cinema e a arte têm esse poder de transformar a realidade, fazer rir, chorar, se emocionar. Nossa missão aqui, também é levar este mundo de sonhos para as pessoas.”, comenta Silvana.


Em Telêmaco, o CineFlexx mantém a tradição da cultura cinematográfica, sendo o único cinema da cidade. Ativo desde 2022, sob esta gerência, o espaço realiza sessões especiais para escolas, aniversários e eventos. Para manter a infraestrutura e a qualidade das exibições, o cinema teve seu projeto selecionado na Lei Paulo Gustavo, que foi criada para incentivar e reaquecer o setor cultural, gravemente afetado pela pandemia da Covid-19. Por meio do recurso recebido, o cinema contará com novos equipamentos para tornar a experiência dos clientes ainda mais agradável.

 


Acessibilidade


Pensando na importância de ser um espaço democrático, tentando eliminar as diferenças e dificuldades de acesso, a estrutura do Cine Flexx é adaptada para receber pessoas com deficiência. Desde a entrada do espaço até às salas, o cinema contém rampas de acesso, iluminação adequada nos corredores, corrimões, espaços reservados para cadeirantes e banheiros adaptados. Além disso, o espaço está desenvolvendo ações de divulgação que explicam o que é e como evitar o capacistismo.

 

Capacitismo

 

O capacitismo é o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência, seja ela física ou intelectual, dando a ideia de que elas são inferiores ou incapazes. Às vezes, essa discriminação vem disfarçada de brincadeiras, piadas e até mesmo por expressões utilizadas no dia a dia. Frases como “deu mancada” ou “você está cego?” são exemplos de capacitismo que acabam por normalizar esse preconceito camuflado.


O preconceito contra pessoas com deficiência é algo estrutural em nossa sociedade e, por isso, é preciso pensar em uma cultura anticapacitista. Além de trazer este debate para dentro das casas, as escolas também têm um papel fundamental para a desconstrução dessa visão discriminatória. O primeiro passo para sair deste ciclo é evitar expressões preconceituosas, ouvir o que as pessoas com deficiência têm a dizer sobre isso, como elas se sentem e educar as crianças para o caminho da diversidade.


Das Assessorias

bottom of page