top of page
  • CBN Ponta Grossa

Com proposta de UEPG assumir TV Educativa, vereadores fazem acordo na Câmara Municipal

Em uma carta enviada à Câmara Municipal, a reitoria da UEPG se coloca à disposição para manter o sinal.

Foto: Câmara Municipal

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) manifestou interesse em assumir a TV Educativa do município. Em uma carta enviada à Câmara Municipal, a reitoria da UEPG se coloca à disposição para manter o sinal.


O documento foi lido na sessão desta segunda-feira (29) na Câmara dos vereadores. Durante a sessão, os parlamentares discutiram o projeto que retira o poder público da gestão da Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo), entidade que mantem a TV educativa.


A proposta chegou no legislativo em novembro do ano passado e faz parte da reforma administrativa que já extinguiu a AMTT, Prolar e a CPS. O projeto visa transferir o pessoal contratado por concurso público e comissionado que atua na Fundação para a prefeitura e retirar o subsídio de manutenção da fundação.


A prefeitura afirma que não é a extinção da Funepo, mas a retirada de servidores da sua administração. A gestão pública entendeu que a Funepo deve existir independente da presença do poder público, já que é uma Fundação de direito privado.


Representantes da TV e sindicatos se manifestaram contra o projeto. O conselho de curadores da Fundação esteve na Câmara e participou de uma reunião com os vereadores. Com o documento da UEPG que propõe assumir o sinal da TV Educativa, os parlamentares fizeram um acordo durante a sessão.


O presidente da Câmara, vereador Daniel Milla, explicou que se o projeto que retira os subsídios da Fundação for aprovado em duas discussões e sancionado pela prefeita, a TV pode perder o sinal.


O presidente pediu para que o projeto fosse aprovado em primeira discussão. Ele, então, se comprometeu a colocar o projeto em pauta para a segunda discussão somente depois das discussões com a Universidade.


Com o acordo, o projeto foi aprovado em primeira discussão com 15 votos favoráveis e três contrários. A CBN entrou em contato com a UEPG e aguarda um posicionamento.


bottom of page