top of page

Com reposição da inflação, IPTU de Ponta Grossa passa por reajuste para 2023

  • Ricardo Silveira
  • 28 de dez. de 2022
  • 2 min de leitura

Para o ano que vem, os pedidos de isenção ou redução encerram em 31 de outubro

(Foto: Reprodução internet).

Um decreto publicado em Diário Oficial na última quinta-feira (22) confirmou o reajuste de 5,35% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2023. A reposição é válida também para a taxa da coleta de lixo e leva em conta a projeção de inflação acumulada nos últimos 12 meses.


O decreto regulamenta o lançamento do IPTU, Taxa de Coleta de Lixo e Contribuição de Iluminação Pública de 2023. De acordo com o documento, o imposto deve ser pago em parcela única ou parcelado em até 10 vezes.


No caso da parcela única, deve ser paga até o dia 31 de março, com desconto de 15% sobre o valor do imposto. Já o primeiro vencimento das parcelas está previsto para 31 de março e as demais no dia 20 de cada mês, de abril a dezembro.


Segundo a prefeitura, quando o vencimento da parcela ocorrer em data sem expediente bancário, o pagamento vai ser feito no primeiro dia útil seguinte. A Contribuição de Iluminação Pública de 2023 será paga mensalmente nas datas e prazos estipulados pela concessionária do serviço, juntamente com a fatura de energia.


O reajuste do IPTU leva em conta apenas a reposição inflacionária. No ano passado, a prefeitura tentou aprovar na Câmara Municipal uma atualização da Planta Genérica de Valores (PGV) para o lançamento do Imposto na cidade.


O último reajuste foi feito em 1998. A atualização previa o aumento do imposto para alguns moradores, mas também a diminuição de outros, segundo a prefeitura. A administração sustentou que existe uma defasagem nos preços cobrados do IPTU.


O objetivo da gestão era atualizar e padronizar os valores cobrados somente levando em conta os terrenos, que é uma base do cálculo do IPTU. Segundo o projeto, o reajuste seria da metade do preço definido por estudo realizado em 2016.


No entanto, o projeto foi barrado na Câmara. Havia a expectativa da apresentação de uma nova proposta em 2022, mas como poderia ser novamente arquivado no legislativo, não houve clima para a discussão. Existe a possibilidade de o reajuste ser solicitado pela Secretaria Municipal da Fazenda no ano que vem.


Outro decreto publicado nesta semana também regulamentou os prazos e requerimentos dos benefícios de isenção ou redução do IPTU. Para o ano que vem, os pedidos de isenção ou redução se encerram em 31 de outubro.


No caso de revisão do Imposto e das Taxas de Serviços Urbanos, permanece o prazo de 60 dias, contados a partir do primeiro dia útil após o vencimento do prazo previsto para pagamento do imposto em parcela única.

Comments


Visite

Rua Jacob Holzman, 233

Condomínio Philadelphia Office

Sala 01

Olarias 

Ponta Grossa

Paraná

Brasil 

Entre em contato pelo

Whatsapp: (42) 99994-0265 

E-mail

jornalismo@cbnpg.com.br

producao@cbnpg.com.br

Contato comercial:
roberto@cbnpg.com.br 
opec@cbnpg.com.br 

bottom of page