top of page
  • Ricardo Silveira

Como ocorreu o processo de industrialização em Ponta Grossa?


Até o final do século XIX se destacava na indústria de Ponta Grossa os engenhos de mate, as serrarias de corte, curtumes e pequenas instalações para fabrico de banha, doces, cola, entre outros. Do início do século XX até por volta de 1960, a economia advinda deste setor cresce consideravelmente com instalação de médias empresas voltadas a metalurgia, beneficiamento da madeira, produtos alimentícios e cervejarias.


Com a criação do Plano de Desenvolvimento Industrial de Ponta Grossa - PLADEI, pelo governo municipal de Cyro Martins 1969 – 1973, cujo objetivo era desenvolver as indústrias locais existentes (368 fábricas) e dotar o município de novas empresas, interagindo com o sistema de indústrias do Estado do Paraná.


A Prefeitura incentivou a vinda de novos complexos, com a doação de terrenos, obras de terraplanagem e rede de energia elétrica, para diversas empresas fabris da agroindústria, em especial a da soja. A década de 1970 marca Ponta Grossa com o boom deste setor, instalando-se aqui a Sanbra (atual Bunge) e Cargil, e transformando o município na Capital Nacional da Soja.

Surge assim, Cidade Industrial localizada em terreno comprado da Rede Ferroviária Federal, e depois batizado como Distrito Industrial Cyro Martins.


A cidade continuou a se desenvolver no setor industrial de uma forma um pouco mais lenta e a partir de 2005, a cidade ampliou cerca de 50 % seu número de indústrias.

Atualmente Ponta Grossa, é considerada a capital da cerveja, duas grandes unidades aqui estão instaladas, produzindo para o mercado interno e externo, além de micro cervejarias que avançam gradativamente na produção para atender a demanda crescente no mercado.

Além disso, destaca-se as micro e pequenas empresas incentivadas pela Prefeitura e que recebem todo o apoio da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa que fomenta a criação de um ambiente de negócios propício para a inovação e o desenvolvimento sustentável do Município de Ponta Grossa.


Para conhecer mais sobre a Industrialização em Ponta Grossa:

LAROCCA JUNIOR, Joel. Desenvolvimento Industrial em Ponta Grossa (PR): avaliações e perspectivas. Florianópolis: 2002. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação ( Convênio (UFSC/UEPG). 163 páginas.







bottom of page