
Até o final do século XIX se destacava na indústria de Ponta Grossa os engenhos de mate, as serrarias de corte, curtumes e pequenas instalações para fabrico de banha, doces, cola, entre outros. Do início do século XX até por volta de 1960, a economia advinda deste setor cresce consideravelmente com instalação de médias empresas voltadas a metalurgia, beneficiamento da madeira, produtos alimentícios e cervejarias.
Com a criação do Plano de Desenvolvimento Industrial de Ponta Grossa - PLADEI, pelo governo municipal de Cyro Martins 1969 – 1973, cujo objetivo era desenvolver as indústrias locais existentes (368 fábricas) e dotar o município de novas empresas, interagindo com o sistema de indústrias do Estado do Paraná.
A Prefeitura incentivou a vinda de novos complexos, com a doação de terrenos, obras de terraplanagem e rede de energia elétrica, para diversas empresas fabris da agroindústria, em especial a da soja. A década de 1970 marca Ponta Grossa com o boom deste setor, instalando-se aqui a Sanbra (atual Bunge) e Cargil, e transformando o município na Capital Nacional da Soja.
Surge assim, Cidade Industrial localizada em terreno comprado da Rede Ferroviária Federal, e depois batizado como Distrito Industrial Cyro Martins.
A cidade continuou a se desenvolver no setor industrial de uma forma um pouco mais lenta e a partir de 2005, a cidade ampliou cerca de 50 % seu número de indústrias.
Atualmente Ponta Grossa, é considerada a capital da cerveja, duas grandes unidades aqui estão instaladas, produzindo para o mercado interno e externo, além de micro cervejarias que avançam gradativamente na produção para atender a demanda crescente no mercado.
Além disso, destaca-se as micro e pequenas empresas incentivadas pela Prefeitura e que recebem todo o apoio da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa que fomenta a criação de um ambiente de negócios propício para a inovação e o desenvolvimento sustentável do Município de Ponta Grossa.
Para conhecer mais sobre a Industrialização em Ponta Grossa:
LAROCCA JUNIOR, Joel. Desenvolvimento Industrial em Ponta Grossa (PR): avaliações e perspectivas. Florianópolis: 2002. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação ( Convênio (UFSC/UEPG). 163 páginas.
Perfil industrial de Ponta Grossa : https://agenciafiep.com.br/2020/03/12/fiep-divulga-perfil-industrial-de-ponta-grossa-e-lanca-7a-edicao-do-premio-de-jornalismo/
Caderno Estatístico de Ponta Grossa: http://www.ipardes.gov.br/cadernos/MontaCadPdf1.php?Municipio=84000
Comentários