top of page
  • CBN Ponta Grossa

Compac tem hoje sessão pública para tombamento de prédios históricos

O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural realiza, nesta segunda-feira (23), uma sessão pública de tombamento de imóveis. O evento acontece às 19 horas, no Cine Teatro Ópera e discutirá o tombamento de dois prédios, a Villa Branda e a Casa de Arabescos.


Segundo o presidente da FMC, Alberto Portugal, o processo de tombamento é um mecanismo fundamental para a proteção do patrimônio material da cidade. “Isso possibilita que ícones arquitetônicos continuem fazendo parte da paisagem, da cultura e da história de Ponta Grossa”, destaca.


Para a diretora do Departamento de Patrimônio Cultural da FMC, Brenda Ferreira, “a importância arquitetônica dos imóveis em processo de tombamento é, por si só, marcante para a preservação, pois são construções que exemplificam as características de épocas”.

Os trabalhos da sessão podem ser acompanhados presencialmente, mediante inscrição prévia e com limite de 50 vagas, ou on-line através das redes sociais da Fundação. O formulário para inscrição já está disponível através do link https://bit.ly/3D3Wqg3.


Conheça os imóveis

Villa Branda


Divulgação: Fundação Municipal de Cultura

Situada na Rua Sete de Setembro, 435, a Villa Branda é um imóvel residencial da década de 1940, onde morou a Família Gasparetto. Sua importância arquitetônica é superior à relevância histórica, já que utiliza técnica construtiva relativa a uma época, possui volumetria dominante.


O imóvel retrata a ascensão social da cidade em determinado período, compondo um eixo com preservação histórica de outros imóveis Casa com Arabescos


Divulgação: Fundação Municipal de Cultura

Situada na Rua General Carneiro, 512, é um exemplar com características da época da construção - meados de 1950 -. Possui arquitetura eclética com elementos que se repetem ao longo da rua em mais outras 4 edificações de moradia.


bottom of page