top of page
  • CBN Ponta Grossa

Conselho Universitário da UEPG confirma expulsão dos sete alunos denunciados por racismo

Mensagens foram trocadas por estudantes do curso de Agronomia da Instituição. Os conteúdos racistas foram publicados em forma de figurinhas entre os alunos.

Foto: UEPG

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) confirmou a expulsão dos sete alunos denunciados pela prática de racismo em grupos de mensagens. Em reunião realizada nesta sexta-feira (03), os membros do grupo decidiram manter a decisão tomada pela instituição em dezembro do ano passado.


O caso foi denunciado de forma anônima para a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis no dia 22 de agosto e a apuração durou quatro meses. A UEPG afirmou que os denunciados tiveram o princípio do contraditório e da ampla defesa garantidos. Eles estavam afastados da universidade desde o início do processo.


As mensagens foram trocadas por estudantes do curso de Agronomia da Instituição. Os conteúdos de teor racista e cunho homofóbico foram publicados em forma de figurinhas entre os alunos. Com o fim das investigações, os estudantes foram expulsos no dia 22 de dezembro.


O racismo e qualquer tipo de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é considerado crime no Brasil.


Após a denúncia, a Ouvidoria da Universidade abriu um processo e encaminhou os conteúdos ao Ministério Público. O órgão instaurou um procedimento que tramita sob sigilo para preservar a investigação.


Em nota, a UEPG destacou que atua para evitar que casos como este se repitam. As denúncias podem ser feitas pelo whatsapp (42) 3220 3237 e praeescuta@uepg.br.


bottom of page