Copel retoma projeto de troca de geladeiras no Paraná
- CBN Ponta Grossa
- há 16 minutos
- 2 min de leitura
A partir desta quinta-feira (21), clientes atendidos pela Copel poderão trocar suas geladeiras antigas por modelos mais novos e com menor custo. O projeto “Trocou, Economizou” está de volta e vai oferecer 20 mil refrigeradores, de uma e duas portas, com descontos que variam de acordo com o modelo.

O benefício é concedido pela Copel por meio do Programa de Eficiência Energética, em parceria com a rede varejista Colombo. Para receber o desconto, o cliente deve entregar a geladeira antiga, que precisa ter pelo menos cinco anos de uso e estar funcionando.
De acordo com o presidente da Copel, Daniel Slaviero, a modernização dos eletrodomésticos vai gerar economia na conta de luz e evitar o desperdício de energia elétrica. O consumo médio das casas no Paraná, nos últimos 12 meses, foi de 191 quilowatts-hora, sendo que as geladeiras podem representar de 8 a 31 por cento desse total, dependendo dos equipamentos do domicílio.
Para participar, é necessário ser titular da unidade consumidora, estar com as contas de luz em dia e adquirir o eletrodoméstico em uma loja Colombo no Paraná ou pelo televendas 0800 642 4242. O estoque é de 20 mil geladeiras, e as entregas acontecem em até 90 dias. Cada cliente pode comprar apenas uma unidade.
Além da geladeira usada, o consumidor deverá entregar quatro lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, que serão trocadas por lâmpadas de LED. Todo o material recolhido terá descarte ambientalmente correto por meio de logística reversa.
A ação integra o Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, que financia a renovação de equipamentos e promove atividades de conscientização. A lei que instituiu o programa completou 25 anos em julho.