As escritoras Dione Navarro e Renata Regis Florisbelo desenvolveram um projeto para criar uma música sobre Corina Portugal

Corina Portugal, personagem singular da cidade de Ponta Grossa, nascida em 1869, Corina foi vítima de feminicídio e faleceu em 1889. Seu túmulo, no Cemitério São José, já recebeu milhares de visitas e inúmeros registros de graças alcançadas. Devido às curas atribuídas a ela, é chamada de “A Santinha dos Campos Gerais” e foi considerada patrimônio cultural imaterial da cidade de Ponta Grossa.
Segundo Renata: “O tema Corina Portugal merecia receber uma identidade musical compatível com a energia amorosa que se desenvolveu em torno dela nos últimos tempos, algo que valorize a delicadeza das súplicas e orações e tire o foco do aspecto trágico de sua vida”. Para isto as autoras compuseram uma letra e deixaram música, melodia, arranjos e produção a cargo do conceituado músico, arranjador e produtor musical Gegê Félix.
A música “Corina virou arte” foi disponibilizada para acesso através das plataformas digitais. Para Dione o propósito é de que: “A música retrate a ternura e o alento que a Corina significa para os ponta-grossenses. Também contar um pouco de história de como a rosa branca está associada à Corina como significado da fé e da devoção, conforme relatado no livro ‘Corina Portugal: Súplicas e Respostas’, de sua autoria”.
Além da letra de autoria de Dione Navarro e Renata Regis Florisbelo, a obra conta com um time de primeira grandeza em sua ficha técnica, sendo: música, arranjo, voz e backs por Gegē Félix, piano e teclados de Therciano Albuquerque, sax soprano com Cesar Matoso, percussões e bateria drumms de Gegē Félix e Murillo da Rós, baixo com Ney Rangel, produção musical de Gege Félix e Murillo da Rós e foi gravada no Studio Pró Clínica, em Curitiba. Na concepção musical Gegê alinhou a melodia com a letra para criar uma composição harmoniosa em sintonia com o tema. Os recursos para o projeto estão sendo viabilizados graças a rifa de uma obra de arte doada pelo renomado artista visual Luiz Arthur Montes Ribeiro. O vídeo está disponível através do link
Gegê Félix: Sua premiada obra autoral sintetiza a essência da música contemporânea brasileira. Lançou em 2003 seu primeiro CD autoral "Nômade”, com arranjos e composições autorias. Nômade ganhou o prêmio Saul Trumpet de melhor CD, no Teatro Guaíra em Curitiba – PR, em 2003. Lançou em 2021 o álbum “Instrumental Autoral” em rede nacional de televisão. Já tocou e trabalhou com grandes músicos de renome nacional, dentre eles, Jessé, Luiz Melodia, Arrigo Barnabé, Wilson Simonal, Hermeto Pascoal e Saul Trumpet. Prepara os arranjos e produz músicas de diversos artistas independentes.
Dione Navarro: Escritora, autora de 17 livros. Premiada em inúmeros concursos nacionais e internacionais. Doutora em Química de Produtos Naturais pela UFSC, integra arte, saúde bem-estar. Estuda os devotos da Corina Portugal, bem como as histórias das graças alcançadas. Autora da obra: “Corina Portugal – súplicas e respostas”, resultado da coleta de inúmeros depoimentos dos devotos. Produtora cultural e incentivadora de todas as expressões artísticas. Presidente da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA). Recebeu título de cidadania ponta-grossense pelo conjunto de sua atuação na educação e nas artes.
Renata Regis Florisbelo: Escritora, autora de 17 livros, além da participação na organização de outras cinco obras. Também é atriz e compositora. Integra todas as entidades culturais sediadas em Ponta Grossa, Tem projetos aprovados no Profice e no Promific. Publicou mais de 830 textos na imprensa dos Campos Gerais incluindo uma coluna semanal de vídeos com leitura interpretativa e produção autorais. Divulga, diariamente, poemas nas redes sociais desde 2014. Tem olhar amplo para a cultura integrando temas e conceitos. Recebeu título de cidadania ponta-grossense pelos serviços prestados à cultura dos Campos Gerais.
Ouça:
Comments