Coronel Carlos Alberto de Oliveira assume comando do novo 5º CRBM
- CBN Ponta Grossa
- 8 de mai.
- 2 min de leitura
A noite de quarta-feira (7), teve mudanças importantes no Corpo de Bombeiros Militar do Paraná em Ponta Grossa. O coronel Carlos Alberto de Oliveira tomou posse como comandante do 5º Comando Regional de Bombeiro Militar, o 5º CRBM.

O novo comando foi oficializado no fim de março pelo governador Ratinho Junior e será responsável pela supervisão de mais de 60 municípios, abrangendo as regiões dos Campos Gerais, Norte Pioneiro e Centro-Sul do estado.
A cerimônia de posse aconteceu na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, a Acipg, e contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, da prefeita Elizabeth Schmidt, dos deputados estaduais Hussein Bakri e Mabel Canto, além de membros da corporação.
O coronel Carlos Alberto de Oliveira destacou que assumir o 5º CRBM é um grande desafio, pois a unidade está sendo criada agora e precisa ser estruturada desde o início. Ele também afirmou que o comando regional de Ponta Grossa terá a maior área de atuação do Paraná. Natural de Ponta Grossa, o coronel será o primeiro comandante regional dos bombeiros no município.
Durante a cerimônia, também aconteceu a troca de comando do 2º Batalhão de Bombeiro Militar, o 2º BBM, que também fica em Ponta Grossa. O tenente-coronel Rafael Lorenzetto deixou o comando do batalhão para assumir a função de subcomandante do 5º CRBM. Quem assume o 2º BBM é o tenente-coronel André Lopes de Oliveira.
Lorenzetto destacou que o novo comando regional vai fortalecer a estrutura do Corpo de Bombeiros na região, incluindo o Batalhão de Guarapuava e a Companhia Independente de Irati.
Recém-promovido a tenente-coronel, André Lopes de Oliveira será o novo comandante do 2º BBM. Ele já trabalhou em Ponta Grossa e também em cidades como Apucarana, Colombo e São José dos Pinhais. Segundo ele, as expectativas são grandes, pois conhece bem a região e a tropa.
Desde o decreto estadual número 9.370 de 2025, que criou o 5º Comando Regional, o Corpo de Bombeiros começou a instalação da estrutura física do novo comando. Inicialmente, o funcionamento será no mesmo espaço do 2º BBM. Depois, um imóvel será alugado e, futuramente, será construída uma sede própria.
O mesmo decreto também criou o 4º Comando Regional, com sede em Maringá. Essa nova unidade será responsável pelo 5º Batalhão, em Maringá, além das companhias independentes de Umuarama, Cianorte e Paranavaí.
*Texto escrito a partir de informações da assessoria
Comments