top of page

Coronel Romulo Marinho Soares deixa Secretaria de Segurança Pública do Paraná

  • Foto do escritor: CBN Ponta Grossa
    CBN Ponta Grossa
  • 27 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

Marinho deixa a pasta depois de três anos.

ree
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O governador Ratinho Junior anunciou, nesta quarta-feira (27), a saída do coronel Romulo Marinho Soares da Secretaria de Estado da Segurança Pública. A decisão acontece dez dias depois do ataque a uma transportadora de valores em Guarapuava, na região central do Paraná.


Marinho deixa a pasta depois de três anos. Ele assumiu a Segurança Pública em maio de 2019 e substituiu o general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, que assumiu a diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional.


Depois do ataque a transportadora e ao Batalhão da Polícia Militar em Guarapuava, o coronel afirmou que um plano de contingência foi colocado em prática. A versão foi contestada por Policiais Militares.


O governo afirma que a troca na Secretaria é sequência de mudanças que começaram neste mês e não informou se Marinho vai ocupar outro cargo no estado. Romulo Marinho Soares é coronel do Exército Brasileiro, tem mestrado em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).


Fez especialização em Gestão de Assessoramento de Grandes Comandos Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e atuou nas áreas de administração e logística, educação e cultura e assistência social.


Foi coordenador das atividades do Exército relacionadas à Copa do Mundo de 2014, nas sedes Curitiba e Foz do Iguaçu, além de assessor institucional e parlamentar da 5ª Divisão de Exército, responsável pela articulação política do Exército nos estados do Paraná e Santa Catarina.


Conforme o governo, o ex-secretário começou um plano de modernização de R$ 2 bilhões, com a retomada da construção de presídios, entrega de equipamentos, modernização das carreiras das forças de segurança, implementação do Departamento de Polícia Penal e retirada definitiva dos presos do Paraná da administração da Polícia Civil.


Segundo o governo, Marinho também ajudou a construir um bom relacionamento com o governo federal, via Ministério da Justiça e Segurança Pública e Forças Armadas.


Quem assume


O coronel vai ser substituído na Secretaria de Segurança Pública por Wagner Mesquita, que estava na direção-geral do Detran. Mesquita é delegado da Polícia Federal e assume o cargo pela segunda vez.


Ele já trabalhou na Diretoria de Operações da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e possui mais de 30 anos de experiência na área de segurança pública.


De acordo com o governo, o novo secretário assume as funções nesta semana. O novo diretor-geral do Detran-PR será Adriano Furtado, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal e ex-superintendente da PRF no Paraná. Ele era diretor de Operações do Detran.

Comentários


Visite

Rua Jacob Holzman, 233

Condomínio Philadelphia Office

Sala 01

Olarias 

Ponta Grossa

Paraná

Brasil 

Entre em contato pelo

Whatsapp: (42) 99994-0265 

E-mail

jornalismo@cbnpg.com.br

producao@cbnpg.com.br

Contato comercial:
roberto@cbnpg.com.br 
opec@cbnpg.com.br 

bottom of page