top of page

Cursinho Popular da UEPG registra aprovações no vestibular em 2026

  • Foto do escritor: CBN Ponta Grossa
    CBN Ponta Grossa
  • há 17 minutos
  • 2 min de leitura

O Cursinho Popular da Universidade Estadual de Ponta Grossa começou 2026 com resultados positivos no Vestibular da UEPG. Dos 120 alunos que participaram do projeto em 2025, 24 foram classificados em primeira chamada, o que representa 20% do total. Outros 61 estudantes estão na lista de espera, a maioria nas primeiras colocações. Três alunas também foram classificadas pelo Processo Seletivo Seriado da instituição.

Os resultados também se estenderam a outras instituições Foto: Divulgação
Os resultados também se estenderam a outras instituições Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (12), seis alunos atendidos pelo Cursinho se tornaram calouros da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A expectativa agora é pelos resultados do Aprova Paraná Universidades e do Exame Nacional do Ensino Médio.


Entre os aprovados está Débora Andressa Klemba, classificada em Licenciatura em Química pela UEPG tanto pelo Vestibular quanto pelo PSS. Ela relata que o esforço ao longo do ano resultou na conquista da vaga. Assim como Débora, os alunos do Cursinho Popular são oriundos de escolas públicas. As aulas começaram em maio e ocorreram de segunda a sexta-feira, com conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, Língua Estrangeira, Biologia, Química, Matemática, História e Geografia.


Kauane Rio Branco Lima, caloura do Bacharelado em Ciências Biológicas, conta que os simulados aplicados pelo projeto contribuíram para o aprendizado. Segundo ela, a rotina incluía aulas na escola regular, atividades no Cursinho e revisão do conteúdo em casa.


O Cursinho Popular é um projeto de extensão realizado por meio do Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, com execução da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG. O projeto conta com recursos do Governo Federal e é vinculado ao Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação.


Além de atender estudantes, o projeto também oferece experiência na docência a acadêmicos das licenciaturas. Professores que atuam no Cursinho destacam o acompanhamento do processo de aprendizagem e a oportunidade de atuação profissional. A supervisão das aulas ressalta que o espaço contribui para a formação prática dos futuros docentes.


Os resultados também se estenderam a outras instituições. Ykaro Conrado Kravutschke foi classificado nos vestibulares da UEPG e da UTFPR. Ele afirma que o Cursinho auxiliou no aprofundamento dos conteúdos e na organização dos estudos. Já Mônica Bogute, aprovada pela segunda vez na UEPG, retorna como caloura no curso de Serviço Social após ter ingressado anteriormente em Licenciatura em Química pelo Aprova Paraná.

Comentários


Visite

Rua Jacob Holzman, 233

Condomínio Philadelphia Office

Sala 01

Olarias 

Ponta Grossa

Paraná

Brasil 

Entre em contato pelo

Whatsapp: (42) 99994-0265 

E-mail

jornalismo@cbnpg.com.br

producao@cbnpg.com.br

Contato comercial:
roberto@cbnpg.com.br 
opec@cbnpg.com.br 

bottom of page