As aquisições somam aproximadamente R$ 22 milhões
Com grandes investimentos em tecnologia e uma proposta pedagógica construída dentro da própria Secretaria Municipal de Educação, a Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa se aperfeiçoou em direção à inovação em sala de aula no ano de 2023.
As ações envolvem modernização tecnológica dos equipamentos para a sala de aula, com notebooks para os profissionais, computadores, impressoras, projetores, Smart TVs para as unidades escolares, produção de aulas de inglês do projeto English for Kids e a criação dos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs) em 15 escolas – serão 50 até 2024. As aquisições somam aproximadamente R$ 22 milhões.
"Estamos oferecendo cada vez mais ferramentas, tanto pedagógicas quanto tecnológicas, para que nossos professores tenham totais condições de garantir o aprendizado dos nossos alunos", destacou a prefeita Elizabeth Schmidt, que enalteceu a criação dos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs).
"Em apenas um ano, já pudemos ver a imensa transformação que a metodologia aplicada nos laboratórios pode realizar junto aos nossos alunos. Projetos maravilhosos já foram realizados, com total protagonismo de nossos estudantes”, acrescentou.
A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, destaca a modernização da educação na cidade como um planejamento realizado junto ao Governo Municipal.
“Esta modernização está associada à transformação de Ponta Grossa em uma cidade cada vez mais inteligente. Tivemos um grande aprendizado nos últimos anos, desde o período da pandemia, quando a tecnologia se impôs como um item indispensável para o aprendizado dos nossos alunos. Hoje nossos professores já entram na Rede com computador pessoal fornecido pelo Município. Nossas escolas estão recebendo equipamentos que permitem novas formas de ensino e chegaremos a 50 Laboratórios de Aprendizagem Criativa, com uma metodologia que está oferecendo resultados muito significativos para nossos estudantes, inclusive para os alunos da educação especial inclusiva”, analisa a secretária.
Ainda em dezembro, a Secretaria Municipal de Educação certificou mais 24 professores, que finalizaram o Curso de Formação em Robótica Educacional para Professores do LAC, em parceria da SME com o SESI. Estes profissionais farão parte do grupo que irá atender as novas unidades para o início do ano letivo de 2024. Serão 20 no primeiro semestre e outros 15 no segundo, totalizando 50 unidades. Nos LACs os alunos dispõem da robótica educacional, computadores, equipamentos elétricos e internet, entre outros, visando o protagonismo infantil e uma “sala de aula invertida”. O projeto está no programa Vale dos Trilhos, dentro do eixo Educação e Empreendedorismo.
A SME também homenageou as 15 primeiras professoras, que iniciaram os trabalhos com os LACs em 2023. Os principais resultados deste trabalho foram apresentados durante o X Congresso de Educação, no Parque Ambiental, em setembro. O programa já recebeu, inclusive, o Prêmio Gestor Público do Paraná, como melhor projeto de Educação do Estado em 2023.
Repasse de notebooks
Desde as festividades do mês do Professor, em outubro, já foram entregues 2.332 notebooks para os professores das unidades escolares, diretores, coordenadores pedagógicos, professores de Educação Física, assessoria pedagógica e outros, para uso profissional com os estudantes. O repasse será feito também para os futuros contratados.
Aulas de inglês para as crianças
Outro destaque foi o crescimento do programa English for Kids, que chegou a 28 mil alunos da rede pública, a partir dos 04 anos – da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. A produção das aulas é feita por uma equipe de professoras da rede, que disponibilizam materiais didáticos diretamente para os professores envolvidos com o projeto.
Das Assessorias
Comments