top of page
  • CBN Ponta Grossa

Documentário gravado nos Campos Gerais é selecionado para festival de cinema francês


As pinturas e gravuras rupestres dos Campos Gerais são o tema do segundo episódio da série televisiva documental 'O Lugar Antes de Mim - A Arte Rupestre nos Campos Gerais', que foi selecionada para a competição oficial do festival de cinema francês 'Rencontres d'archéologie de la Narbonnaise 2020'.


A série documental, criada e dirigida por Karla Nascimento, propõe a difusão e a consequente valorização do patrimônio cultural, em especial os sítios arqueológicos através dos recursos audiovisuais.


O documentário foi realizado pela Ampler com aprovação do Governo do Estado do Paraná, através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), e apoio da Copel e dos Supermercados Tozetto.


Para a gravação, foram visitados diversos sítios arqueológicos em Ponta Grossa, Tibagi, Ventania, Piraí do Sul e Jaguariaíva. Os abrigos e cavernas estão localizados em áreas da Escarpa Devoniana e da Bacia do Paraná, numa paisagem com rochas sedimentares, que vem se transformando ao longo de 130 milhões de anos, desde a separação da África com a América do Sul. 


As escavações e estudos já realizados confirmam cientificamente a presença humana há mais de 8.000 anos atrás nos Campos Gerais, podendo chegar brevemente, com os resultados de novas pesquisas, a datas bastante recuadas.


Mais informações:www.olugarantesdemim.tv.br

Instagram: @o.lugar.antes.de.mim

Facebook: @olugarantesdemim


Informações Assessoria de Imprensa

Imagem: Divulgação/Almir Brito Jr


bottom of page