• Thailan Jaros

Prudentópolis: "Dor sentida pelos ucranianos reverbera entre os nossos descendentes"

Município paranaense tem uma das maiores comunidades de descendentes ucranianos no Brasil.

Foto de arquivo: Turismo Prudentópolis

A prefeitura de Prudentópolis lamentou, nesta quinta-feira (24), os ataques da Rússia contra a Ucrânia. O município tem uma das maiores comunidades de descendentes ucranianos no Brasil.


Na nota, a cidade classifica os ataques como uma “agressão direta à democracia, ao território e a individualidade de um povo milenar”. A administração de Prudentópolis afirmou que a “dor sentida diretamente pelos ucranianos há milhares de quilômetros de distância reverbera entre os descendentes”.


Segundo a nota, as imagens que chegam pelos meios de comunicação causam angústia. “O desafio à soberania do governo e do território ucraniano é grave, e não pode ser entendida como normal pelas demais nações”.


O município afirma que “hoje é a soberania ucraniana que se mostra ameaçada, amanhã qualquer outra pode ser alvo da ganância e da prepotência”.


A nota segue afirmando que Prudentópolis está com “as portas e o coração aberto ao povo ucraniano como o fez há mais de cem anos, quando recebeu os primeiros imigrantes construíram sua história e influenciaram diretamente no modo de vida da cidade”.


A gestão municipal ainda reforçou que laços de amizade com o povo ucraniano estão estabelecidos e que está a postos para prestar a ajuda que for possível. Conforme a nota, o povo de Prudentópolis pede à Deus a proteção e forças às pessoas que sofrem com a invasão e com os efeitos da guerra.