top of page
  • CBN Ponta Grossa

Doutores palhaços ajudam no tratamento de pacientes em hospitais de Ponta Grossa

Voluntários já realizaram mais de 400 mil visitas e estão presentes em praticamente todos os hospitais do município.

Foto: UEPG

Durante a pandemia da Covid-19, os profissionais de saúde foram fundamentais no atendimento em hospitais de Ponta Grossa. Ao longo de dois anos, médicos e enfermeiros praticamente moraram nas unidades para garantir o atendimento de vítimas da doença e outros pacientes.


Mas alguns doutores não puderam frequentar o hospital nesse período. Com as restrições da Covid-19, os voluntários da Organização Não-governamental SOS alegria ficaram impossibilitados de realizar os atendimentos nas unidades de saúde do município.


Mas nem por isso, os doutores palhaços ficaram à toa. O coordenador do grupo Bruno Madalozo, relata que os voluntários visitaram pacientes em casas na cidade e acompanharam virtualmente as equipes dos hospitais. (Ouça a reportagem abaixo).


A ONG Doutores Palhaços – SOS Alegria está em atividade desde 2008 e é considerada uma das maiores organizações do tipo no Brasil. Os voluntários já realizaram mais de 400 mil visitas e estão presentes em praticamente todos os hospitais de Ponta Grossa.


O grupo utiliza o riso como elemento de conexão e afeto e tem o objetivo de promover arte e cultura através da linguagem do palhaço e contribuir com a humanização e promoção da saúde no ambiente hospitalar.


O elenco é formado por artistas profissionais e amadores. Os voluntários passam por uma preparação antes das visitas. Depois de dois anos, a música e o teatro voltaram aos hospitais de Ponta Grossa. Os doutores palhaços já retomaram os atendimentos.


O grupo abre seleção para novos voluntários a cada dois anos. Os interessados não precisam ser artistas, nem profissionais de saúde. A nova seleção deve ser aberta no início do ano que vem.


Ouça:


bottom of page