top of page
  • CBN Ponta Grossa

Eleições 2020: Ministério Público investiga 80 candidaturas fictícias no Paraná

De acordo com o Ministério Público do Estado (MP-PR), são funcionários públicos que se licenciaram, mas não fizeram campanha.

Pelo menos 80 candidatos nas eleições deste ano são suspeitos de terem apresentado candidaturas fictícias no Paraná.


De acordo com o Ministério Público do Estado (MP-PR), são funcionários públicos que se licenciaram, mas não fizeram campanha.


A legislação eleitoral prevê que os servidores que se candidatam a um cargo eletivo recebam licença remunerada.


A apuração do MP cruzou os dados públicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná. Mais de três mil funcionários foram analisados.


O MP avaliou se o candidato recebeu menos de 10 votos, se gastou até R$ 100,00 na campanha e se tinha site ou rede social como meio de comunicação.


Segundo o MP, os funcionários que não realizaram campanha durante o afastamento, receberam dos cofres públicos de forma indevida, o que caracteriza ato de improbidade administrativa e crime de estelionato.


Caso confirmado, eles terão que devolver os valores recebidos, além de multa, suspensão dos direitos políticos e pena de 1 a 6 anos de reclusão.


Conforme o Ministério Público, não foram registrados suspeitos em Ponta Grossa.


Veja as cidades com suspeitos


Agudos do Sul, Ângulo, Antonina, Apucarana, Araucária, Assaí, Assis Chateaubriand, Boa Esperança do Iguaçu, Carlópolis, Cascavel, Centenário do Sul, Corbélia, Diamante do Norte, Doutor Camargo, Engenheiro Beltrão, Floraí, Francisco Alves, Guaraqueçaba, Ibema, Imbituva, Indianópolis, Itambaracá, Itambé, Ivatuba, Janiópolis, Jardim Olinda, Lapa, Luiziana, Mamborê, Mandirituba, Manfrinópolis, Maria Helena, Mariluz, Mato Rico, Mauá da Serra, Morretes, Nova Fátima, Novo Itacolomi, Paula Freitas, Piên, Pinhais, Pinhalão, Pitangueiras, Planaltina do Paraná, Porecatu, Quarto Centenário, Quitandinha, Rancho Alegre D’Oeste, Reserva, Ribeirão do Pinhal, Santa Tereza do Oeste, Santo Antônio do Paraíso, Santo Inácio, São Carlos do Ivaí, São Manoel do Paraná, Sarandi, Tamarana, Tamboara, Tunas do Paraná, Tuneiras do Oeste.


Ouça o boletim:




bottom of page