top of page
  • CBN Ponta Grossa

Essenciais: Atividades registram crescimento durante crise do coronavírus

Ao todo, 53 atividades foram classificadas pelo Governo Federal como essenciais e puderam continuar operando mesmo durante a restrição em razão do vírus

O transporte e distribuição de gás cresceram 35% nos últimos meses de venda. Foto: Reprodução/Agência Brasil
O transporte e distribuição de gás cresceram 35% nos últimos meses de venda. Foto: Reprodução/Agência Brasil

Os serviços considerados essenciais foram os menos afetados pela pandemia da Covid-19. É o caso das atividades de alimentação e artigos farmacêuticos, que registraram alta nos primeiros meses de medidas restritivas, segundo uma pesquisa do IBGE. Ao todo, 53 atividades foram classificadas pelo Governo Federal como essenciais e puderam continuar operando mesmo durante a restrição em razão do vírus.


O transporte e distribuição de gás estão entre elas. Luiz Correa é dono de uma revenda em Ponta Grossa e nos últimos meses as vendas cresceram em 35%. Ele chegou a contratar e expandir o negócio.


Ouça abaixo


Mesmo com a redução de pessoas seguindo o isolamento, Luiz explica que a comercialização de gás continua em elevada.


Ouça abaixo


Lojas de materiais de construção também ficaram abertas durante os dias de medidas mais restritivas e tiveram alta nas vendas. Conforme Gilmar Ferreira, gerente de um desses estabelecimentos, muitos consumidores aproveitaram o isolamento para fazer reformas.


Ouça abaixo


Os itens mais procurados pelos clientes foram os voltados para pequenos reparos, como torneiras e interruptores. O gerente afirma que em razão disso, alguns estão em falta.


Ouça abaixo


Um levantamento divulgado em agosto e mensurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) apontou que o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) no Estado aumentou (81,1 pontos) e supera a média nacional (78,2 pontos).


Esse foi o segundo mês consecutivo de crescimento no Estado e demonstra que os empreendedores estão esperançosos na retomada da atividade econômica.


Ouça o áudio da notícia:


bottom of page