As áreas de trigo na região apresentam bom desenvolvimento e são adubadas com nitrogênio.
O frio registrado em agosto nos Campos Gerais não deve afetar a safra de trigo na região, que é a maior produtora do cereal do Paraná.
Conforme o boletim do Deral publicado nesta semana, a geada no início de agosto parece não ter afetado a cultura do trigo como os produtores temiam. As áreas de trigo na região apresentam bom desenvolvimento e são adubadas com nitrogênio.
Neste mês, os produtores também fazem a pulverização contra as principais doenças que acometem a cultura. Em Ponta Grossa, segundo o Deral, foram realizadas em média duas aplicações de fungicidas, índice menor do que o normal em função da baixa incidência de doenças.
De acordo com o Deral, Ponta Grossa tem uma área plantada de trigo de 167.950 hectares com uma produção estimada de 636.529 toneladas. Até agora somente 2% da área foi colhida na região e 95% da área a colher é considerada boa pelos técnicos.
A colheita do trigo já começou em todo o estado. A expectativa é de que toda a safra seja colhida até novembro. Com o início da colheita, 80% da produção está em boas condições, 17% médias e 3% ruins.
Conforme o boletim, a estimativa de safra de trigo no Paraná é de 3,9 toneladas.
Ouça:
Comments