• Redação

Gilson Aguiar: Sem sentido, viver vira sorte ou azar

Ouça o comentário de Gilson Aguiar para a Rádio CBN Ponta Grossa

Vale viver quando não se sabe onde quer chegar? A vida para uma parte dos brasileiros, pelo menos financeiramente, demonstra que não há sentido. É o jogo de sorte ou azar. Um dia atrás do outro, onde a lógica da música de Zeca Pagodinho faz sentido, deixar a vida me levar.


Dados do site Guia do Investidor (https://guiadoinvestidor.com.br/) mostram que mais da metade dos brasileiros não planejam o futuro financeiro. 62% não tem dinheiro sobrando. Mesmo com uma renda possível de se ter reserva, 61% não guarda dinheiro e não teria como se sustentar caso perdesse o principal rendimento. 


O que motiva as pessoas a não guardarem dinheiro está diretamente relacionado com o sentido que a vida tem. A forma como fomos criados e a maneira como encaramos nossos desafios influência na maneira como vamos administrar as finanças. E não se engane, desde da infância estamos vivendo experiências financeiras que vão consolidar nossas crenças em relação ao dinheiro.


Um dos principais problemas em relação a renda está relacionado a maneira como se considera o merecimento a remuneração e o que fazer com ela. Se contentar com pouco é um problema, mas para que este descontentamento tenha fundamento se faz necessário que se produza o suficiente para se reivindicar mais. Não adianta desejar mais remuneração se sua produtividade é medíocre. E para que serve o dinheiro, qual sua função na sua vida? 


Temos que ter uma orientação para o futuro. Nos projetarmos no “amanhã”, algo que demonstre a necessidade de um sentido em nossas ações hoje. Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve. Se vai a deriva e não se tem uma definição de si mesmo em lugar algum. Muitos jogam com a própria sorte e não se tocam que estão jogando é com a própria vida. 


Por isso, as pessoas falam em planejamento financeiro, organizar a vida para que se possa ter um futuro melhor. Contudo, o primeiro passo não é pegar lápis e papel e começar a anotar seus ganhos e despesas. Há que se responder a uma questão antes de tudo, onde você quer chegar? E para que isso seja respondido, a vida tem que ter sentido.





Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

- Ponta Grossa

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011 

Email

jornalismo@cbnpg.com.br

Contato Comercial

opec@cbnpg.com.br