top of page
  • CBN Ponta Grossa

Governo apresenta projeto de concessão do Parque do Guartelá para investidores

A Concessão de Guartelá integra o Projeto Parques Paraná e é elaborada pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

Foto: Thailan Jaros/CBN Ponta Grossa

Investidores e interessados na Concessão do Parque Estadual do Guartelá se reuniram ontem (25) na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) para explicações técnicas sobre o projeto que vai conceder o parque à iniciativa privada.


É o segundo encontro na modalidade de Road show, em que é apresentada a viabilidade social e econômica do projeto.


Os detalhes foram apresentados pelo Instituto Água e Terra (IAT), a Superintendência Geral de Parcerias do Paraná (SGPAR) e a prefeitura de Tibagi.


O Parque Estadual do Guartelá foi implementado oficialmente em 1997 e tem uma área de quase 800 hectares. A Unidade de Conservação conta com um patrimônio natural e arqueológico da região do Cânion do Rio Iapó, no município de Tibagi.


De acordo com o governo do estado, o objetivo da concessão de uso é atrair investimentos para garantir eficiência e qualidade aos serviços de apoio à visitação para a população.


A Concessão de Guartelá integra o Projeto Parques Paraná e é elaborada pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).


A Unidade é uma das três áreas em estudo pela Superintendência de Parcerias do Paraná (SGPAR) para o modelo de concessão à iniciativa privada, nos mesmos moldes do Parque Vila Velha, que foi concedido no ano passado.


Também estão em fase de estudos técnicos e instrumentos licitatórios o Jardim Botânico de Londrina e o Monumento Natural Salto São João, em Prudentópolis.


No final de setembro, o processo de concessão do Parque Estadual do Guartelá foi aprovado pelo Conselho de Parcerias do Paraná. De acordo com o estado, o objetivo da concessão é promover o ecoturismo e o turismo de natureza em parceria com a iniciativa privada.


O Estado cede o uso de uma área pública para exploração comercial com retorno de reformas e benfeitorias, bem como a conservação do meio ambiente.


Conforme o governo, o edital de licitação deve ser publicado ainda neste ano. A modalidade será por concorrência e o critério de julgamento deve ser por maior percentual de outorga sobre o valor da receita operacional bruta da concessionária.


Ainda segundo o governo, o prazo de concessão deve ser de 30 anos com valor de contrato de cerca de R$ 11 milhões.


O parque


O parque do Guartelá abriga a cachoeira da Ponte de Pedra, com uma queda d’água de aproximadamente 180 metros, fontes, nascentes e espécies de fauna e flora nativas, como o lobo-guará, jaguatirica, veado, gavião-pombo e a capivara.


O local permite caminhadas por trilhas, contemplação da paisagem, visita a sítios pré-históricos e piscinas naturais conhecidas como “panelões” ou “panelas de sumidouros”.


Segundo o Instituto Água e Terra (IAT), atualmente a Unidade tem 17 funcionários, a maioria terceirizado e atende cerca de 19 mil visitantes por ano. Em 2019, ano antes da pandemia, aproximadamente 30 mil pessoas visitaram o parque.


Ouça a reportagem


bottom of page