top of page
  • CBN Ponta Grossa

Há cem anos, passeio de Ponta Grossa a Antonina era a 1ª viagem de mototurismo da América do Sul

Dois ponta-grossenses foram responsáveis pela façanha no dia 23 de agosto de 1923; Desde 2015, grupo de motociclistas refaz rota para homenagear pioneiros.

Foto: Reprodução

No dia 23 de agosto de 1923, dois motociclistas saíram de moto de Ponta Grossa em uma viagem com destino a Antonina, no Litoral do estado. A viagem ficou marcada na história como o primeiro passeio de mototurismo da América do Sul.


Os motociclistas eram os ponta-grossenses Ricardo Wagner e Afonso Lange. O feito ficou gravado na história e em imagens da aventura vivida pelos dois amigos.


Os 400 km percorridos contaram com muita poeira, travessia de pequenas pontes e com muitos trechos difíceis. Os relatos dão conta que entre as companhias da estrada estavam os buracos, tempestades e até acidentes de trem.


Há cem anos, o passeio foi feito na garupa de uma Harley-Davidson modelo 16-F Twin, ano 1916, pilotada por Wagner, e uma Indian Scout, na época concorrente direta da Harley, provavelmente do ano 1919.


A descoberta de que a viagem foi a primeira de mototurismo da América do Sul foi por acaso, depois de um encontro de família.


Na rota, os motociclistas passaram por Palmeira, contorno de Curitiba, desceram pela Estrada da Graciosa até Antonina. A data centenária é tão marcante que um projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná formalizou o Dia do Mototurismo no Estado, comemorado todos os anos em 23 de agosto.


Rota 01


Desde 2015 um grupo de motociclistas refaz a rota para homenagear os pioneiros ponta-grossenses. Neste ano, o passeio tem motivo especial. São 100 anos da primeira viagem de mototurismo, os 200 anos de Ponta Grossa e 150 anos da Estrada da Graciosa.


Para comemorar o centenário, mais de 200 motociclistas devem participar do passeio neste fim de semana. Batizada de Rota 01, o evento começa na sexta-feira (25) com uma viagem de moto pelo Parque Estadual de Vila Velha e em seguida um encontro na rua XV de Novembro, com uma feira gastronômica.


No sábado (26), a manhã começa com café da manhã e show de Blues e a inauguração de um monumento que vai homenagear os 100 anos do primeiro passeio.


A saída para Antonina deve acontecer às 09h de sábado. O objetivo é fazer com que a rota seja considerada turística em todo o estado. Qualquer pessoa pode participar do evento em Ponta Grossa e do passeio até Antonina.


Ouça a reportagem:


留言


bottom of page