O Grupo HEINEKEN anunciou a conclusão da segunda expansão de sua cervejaria em Ponta Grossa, Paraná, após investimentos superiores a R$ 1,5 bilhão. Com o aumento de 150% na capacidade produtiva, a unidade se tornou uma das três maiores do grupo em volume de produção e a primeira com uma linha de envase de long neck retornável. Durante as obras, mais de 1.400 empregos foram gerados e 255 novos colaboradores foram contratados.

A expansão faz parte da estratégia do Grupo HEINEKEN para fortalecer sua presença no mercado brasileiro, que é o maior em vendas de Heineken e Amstel no mundo. Além disso, a companhia aposta no crescimento do mercado de cervejas sem álcool, com a produção exclusiva do chope Heineken 0.0, além de latas de Heineken 0.0 e da Sol 0.0, lançada recentemente.
A localização da fábrica em Ponta Grossa favorece o escoamento da produção para as regiões Sul e Sudeste, e a unidade já é abastecida por energia de fontes renováveis, alinhada ao compromisso da companhia de atingir a neutralidade de carbono até 2040.
Durante o evento, Ratinho Junior destacou a importância da expansão para a economia do Paraná e o impacto positivo na geração de empregos. O governador afirmou que a confiança do setor produtivo no Estado tem contribuído para o crescimento da produção industrial, incluindo a indústria cervejeira.
O investimento inicial, anunciado em 2020, foi de R$ 865 milhões, mas, com o crescimento do setor, o valor quase dobrou, chegando a R$ 1,5 bilhão. Com a ampliação, a fábrica de Ponta Grossa é a primeira a produzir o chope Heineken 0.0%, versão zero álcool da marca.
O CEO da Heineken do Brasil, Mauricio Giamellaro, ressaltou que o ambiente favorável para negócios e a mão de obra qualificada do Paraná foram fatores determinantes para o investimento.
Além disso, a Heineken anunciou a inauguração do "Inside the Star", uma experiência de imersão no processo de produção de cervejas, que será aberta ao público em outubro. A iniciativa visa gerar maior conexão com os consumidores.
Apoiada pelo Governo do Estado por meio do Programa Paraná Competitivo, a Heineken mais que dobrou a capacidade produtiva da fábrica em Ponta Grossa, o que possibilitou a inclusão de novos rótulos no portfólio da empresa no Brasil.
O Programa Paraná Competitivo, coordenado pela Secretaria de Estado da Fazenda e Invest Paraná, visa atrair investimentos e promover o desenvolvimento econômico regional. O programa oferece incentivos e benefícios fiscais para empresas que desejam se instalar ou expandir suas operações no estado, mediante contrapartidas, como a oferta de cursos de capacitação em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda.
O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, destaca que programas de incentivo como o Paraná Competitivo são fundamentais para fortalecer a economia do estado. Bekin ressalta que a escolha de Ponta Grossa pela Heineken se deve não apenas à localização geográfica, mas também à qualidade da mão de obra e aos incentivos oferecidos.
Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari
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