Hemepar pede doação de sangue com urgência
- CBN Ponta Grossa

- 5 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
Em Ponta Grossa, o Hemepar precisa principalmente dos sangues O positivo e todos do tipo negativo.

Com queda nos estoques, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) pediu que a população doe sangue com urgência em todo o estado.
Conforme o Centro, a necessidade é de todos os tipos de sangue, mas com maior urgência os tipos A e O positivos e O, B e A negativo.
As doações diminuíram em todo estado. Hoje (05), por exemplo, estão agendadas apenas 59 doações e a média da semana ficou em torno de 60.
O Hemepar no estado tem capacidade de atendimento de 180 doadores por dia e a agenda desta semana esta com apenas 35% dos horários preenchidos.
Já em Ponta Grossa, o Hemepar precisa principalmente dos sangues O positivo e todos do tipo negativo. Nesta quinta-feira, o município tem 15 agendamentos e pra suprir a demanda do dia precisava de no mínimo 40 doadores.
A prioridade, segundo o Hemepar, é que o agendamento seja feito pelo site, mas excepcionalmente hoje, o Centro em Ponta Grossa atende por livre demanda para quem chegar no local para doar o sangue.
o Hemepar adota, desde o início da pandemia, as medidas de segurança na prevenção da Covid-19 para receber os doadores em toda rede do Estado.
O atendimento é feito por agendamento on-line para evitar aglomerações, pelo site www.saude.pr.gov.br/doação .
Pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem fazer doações de sangue normalmente, desde que aguardem o período estipulado para cada tipo de vacina.
O Hemepar é responsável no Paraná pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos, além de atender 92,8% de leitos SUS no Estado








Comentários