top of page

IAT analisa pedido para restauração do elevador em furna do Parque Vila Velha

  • Foto do escritor: CBN Ponta Grossa
    CBN Ponta Grossa
  • 26 de mai. de 2022
  • 1 min de leitura

Atrativo turístico foi interditado há 22 anos por problemas estruturais e riscos de danos nas paredes rochosas.

ree
Foto: Divulgação

O Instituto Água e Terra (IAT) analisa um pedido para a restauração do elevador na Furna 1 do Parque Vila Velha. O atrativo turístico foi interditado há 22 anos por problemas estruturais e riscos de danos nas paredes rochosas.


O elevador descia por 54 metros e dava acesso ao interior da furna, que é coberta por vegetação e serve de abrigo para milhares de Andorinhões de Coleira Falha. A reativação do atrativo voltou a ser debatida depois da concessão do parque à iniciativa privada, em 2020.


A empresa responsável pelo parque fez o pedido de licença para a restauração em dezembro do ano passado e atualizou as informações neste mês. O Instituto Água e Terra (IAT) analisa a solicitação.


Conforme o IAT, o processo segue seu ritmo de análise de documentação e projeto a ser apresentado pela empresa. A Soul Vila Velha afirmou que faz os estudos das questões estruturais e ambientais para a restauração.


A empresa aguarda a análise do órgão para dar continuidade nos projetos e futuramente ter a Licença de Instalação para execução da obra. A concessionária classifica que a restauração é importante para todo o trade turístico de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais.


Ao todo, o Parque Vila Velha possui 12 Furnas, Dolinas ou Cavernas Verticais que são grandes buracos no solo. O local fica em uma área com rochas sedimentares de origem marinha costeira e que tem idade de aproximadamente 400 milhões de anos.

Comentários


Visite

Rua Jacob Holzman, 233

Condomínio Philadelphia Office

Sala 01

Olarias 

Ponta Grossa

Paraná

Brasil 

Entre em contato pelo

Whatsapp: (42) 99994-0265 

E-mail

jornalismo@cbnpg.com.br

producao@cbnpg.com.br

Contato comercial:
roberto@cbnpg.com.br 
opec@cbnpg.com.br 

bottom of page