top of page
  • CBN Ponta Grossa

IAT proíbe acesso a parques de montanha a partir deste final de semana

A crise hídrica e os incêndios que ocorreram na última semana foram o principal motivo para o fechamento. As atividades estão suspensas por tempo indeterminado

Parques de montanha voltam a fechar a partir desta sexta-feira. Foto: Reprodução/SEDEST
Parques de montanha voltam a fechar a partir desta sexta-feira. Foto: Reprodução/SEDEST

O Instituto Água e Terra (IAT) determinou, a partis desta sexta-feira (18), suspensão temporária de visitas nas Unidades de Conservação: Parque Estadual Pico do Marumbi, Parque Estadual Pico Paraná, Parque Estadual da Serra da Baitaca e Parque Estadual de Ibicatú.


O documento entra em vigor neste final de semana. A visitação nos picos e morros estava permitida desde o dia 15 de agosto, mas com restrições. Foram proibidos acampamentos, práticas esportivas coletivas e eventos dentro dos locais.


A crise hídrica e os incêndios que ocorreram na última semana foram o principal motivo para o fechamento, além da superlotação, aglomeração nas filas, uso incorreto das máscaras e o descarte incorreto de lixo nas unidades.


A medida é por tempo indeterminado. Será observado o comportamento das pessoas nesse período, assim como a situação da pandemia e estiagem.


Os demais Parques Estaduais continuam em funcionamento. Os municípios que optarem por manter as UCs fechadas possuem autonomia garantida pelo Supremo Tribunal Federal para continuar com a suspensão.


Penalidades

Pessoas que forem flagrados no interior desses Parques Estaduais estarão sujeitos a advertências e multa no valor mínimo de R$1.500. Os proprietários de terrenos próximos às unidades que facilitarem ou induzirem o acesso de pessoas não autorizadas também receberão penalidades por crime ambiental.


Fiscalização

Para garantir o cumprimento da Portaria, oficiais do Batalhão de Polícia Ambiental e voluntários da Federação Paranaense de Montanhismo (Fepam) fiscalizarão as áreas de proteção.


Informações Agência Estadual de Notícias do Paraná

bottom of page