Inscrições para vestibular dos povos indígenas terminam nesta sexta-feira
- CBN Ponta Grossa

- 7 de ago.
- 2 min de leitura
Termina depois de amanhã, na sexta-feira, dia 8, o prazo de inscrições para o Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é uma das instituições que oferecem vagas.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site vestibular.uem.br/indigena. Para participar, o candidato deve pertencer a comunidades indígenas localizadas no Paraná e ter concluído o ensino médio.
Neste ano, o processo seletivo é organizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a Comissão Universidade para os Povos Indígenas (Cuia). Além da UEPG, há vagas nas demais universidades estaduais: UEL, UEM, Unioeste, Unicentro, UENP e Unespar, além da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A seleção será feita em duas etapas. A primeira, uma prova oral, está marcada para o dia 14 de setembro. A segunda etapa será realizada no dia 15 de setembro e terá uma prova de conhecimentos gerais com 40 questões objetivas e uma redação.
As disciplinas cobradas são: língua portuguesa, língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol) ou língua indígena (guarani ou kaingang), biologia, física, geografia, história, matemática e química.
Candidatas que precisarem amamentar durante a prova devem indicar a necessidade no formulário de inscrição e levar um acompanhante responsável pela criança. Candidatos com deficiência ou que necessitem de atendimento específico também devem informar a condição no ato da inscrição.
Atualmente, a UEPG tem 27 estudantes indígenas matriculados. Desde 2002, 19 já se formaram. A universidade também oferece ações de apoio para permanência dos acadêmicos, como bolsas, acesso ao restaurante universitário e vale-transporte. A UEPG é a única entre as universidades estaduais do Paraná a oferecer esse tipo de apoio.








Comentários