Instituto Água e Terra investiga mortes de peixes no rio Iapó, em Castro
- CBN Ponta Grossa

- 9 de set. de 2021
- 1 min de leitura
De acordo com a prefeitura do município, peixes de várias espécies apareceram mortos nas margens do rio desde domingo (05).

Órgãos ambientais investigam a morte de peixes no rio Iapó, em Castro, nos Campos Gerais. De acordo com a prefeitura do município, peixes de várias espécies apareceram mortos nas margens do rio desde domingo (05).
Até agora cerca de uma tonelada de peixes mortos foram recolhidos e levados para local adequado. A Superintendência de Meio Ambiente da prefeitura de Castro, o Instituto Água e Terra (IAT), a Sanepar e a Guarda Municipal investigam o caso.
Segundo a prefeitura, a captação de água para o abastecimento na estação do Rio Iapó teve que ser interrompida.
Os órgãos investigam possíveis irregularidades no lançamento de dejetos de animais de leiterias e suinocultura, emissão de efluentes de indústrias instaladas próximas ao leito do rio e as queimadas nas proximidades.
Técnicos do IAT estiveram no local e não encontraram nenhum peixe morto. De acordo com o Instituto, a baixa vazão do rio faz com que os peixes fiquem presos entre as pedras, facilitando a captura com a mão. Na segunda-feira (06), o local foi interditado para evitar a presença da população.
Ontem (08), o Instituto emitiu um ofício à prefeitura para início imediato da retirada das pedras. Além disso, o órgão monitora a oxigenação e amostras da água foram coletadas e enviadas para análise.








Comentários