Jogador do América-MG é preso por racismo contra atleta do Operário
- CBN Ponta Grossa
- há 7 minutos
- 2 min de leitura
A partida entre Operário e América-MG, válida pela Série B do Campeonato Brasileiro, terminou com um caso grave de racismo em campo, na noite deste domingo (4), no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. O meia "Miguelito", do América-MG, foi preso em flagrante por injúria racial contra o atacante Allano, do Operário Ferroviário.

O episódio ocorreu por volta dos 30 minutos do primeiro tempo, após uma falta cometida a favor do time da casa. Segundo relato do jogador ofendido e do capitão do Operário, Jacy, Miguelito teria se dirigido a Allano com a expressão racista “preto do caralho”.
Diante da denúncia, o árbitro Alisson Sidnei Furtado interrompeu o jogo e aplicou o protocolo antirracismo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), cruzando os punhos para sinalizar a ocorrência. A partida ficou paralisada por cerca de 15 minutos.
Mesmo sem o registro do momento exato nas imagens da transmissão oficial, os depoimentos dos jogadores foram considerados suficientes pela Polícia Civil do Paraná para configurar o flagrante. Miguelito, Allano e Jacy foram encaminhados à 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa após o jogo, onde prestaram depoimento.
A prisão foi formalizada com base no artigo 2º-A da Lei 7.716/89, que trata de crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. O jogador do América-MG permanece detido e deverá passar por audiência de custódia.
A Polícia Civil informou que está buscando imagens de outros ângulos da partida, em contato com os canais de transmissão, por meio do advogado do Operário, para reforçar a apuração dos fatos. A pena máxima prevista para o crime de injúria racial é de cinco anos de reclusão.
*Texto escrito a partir de informações da assessoria