top of page
  • CBN Ponta Grossa

Juíza eleitoral destaca novas regras para as eleições 2020

Atualizado: 9 de set. de 2020


As coligações partidárias para a eleição de vereadores não serão permitidas neste ano.  A proibição foi definida pela Emenda Constitucional nº 97/2017. Agora, cada partido deve lançar sua própria chapa nas candidaturas do legislativo, e, portanto, contar apenas com seus próprios votos. As alianças partidárias para o cargo de prefeito não tiveram alterações.


A juíza da 139ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa, Daniela Flávia Miranda, destaca como a mudança influencia nas eleições de novembro.


Ouça abaixo


Com o fim das coligações para a disputa nas câmaras municipais, o número de candidatos que os partidos poderão lançar foi ampliado.


Ouça abaixo


Além disso, esta será a primeira eleição municipal com limite de gastos de campanha. O valor máximo para prefeito será equivalente ao limite para os respectivos cargos nas eleições de 2016 atualizado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), aferido pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ou por outro índice que o substituir.


O candidato também poderá se autofinanciar, porém, até o total de 10% dos limites previstos para gastos de campanha no cargo concorrido.


Em menos de 60 dias, eleitores de todo o país vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores.  


Ouça o áudio da entrevista completa:


bottom of page