PSS reúne estudantes do Ensino Médio em busca de uma vaga na UEPG
Documento em mãos, cérebro afiado e expectativa a mil. Assim os mais de 15mil candidatos realizaram as provas do Processo Seletivo Seriado (PSS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), neste domingo (29). Foram 42 locais, distribuídos em 19 cidades do Paraná, que receberam estudantes do Ensino Médio com só uma coisa na mente e no coração: a sonhada vaga em uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Nesta edição, são 505 vagas disponíveis, distribuídas em 39 cursos da graduação.
Ser um candidato entre 15 e 17 anos proporciona a experiência de participar pela primeira vez de um processo seletivo, momento em que muitos vão aos locais de prova acompanhados dos pais, amigos e familiares. Antes de entrar no local de provas, os abraços e desejos de boa sorte dão um incentivo a mais para os alunos. Ana Luiza Camargo veio acompanhada da mãe, Silmara, de Itapeva, interior de São Paulo. Foram cerca de 260 Km rodados para chegar à Central de Salas, Campus Uvaranas, onde Ana fez a segunda etapa do PSS. “A prova não estava tão difícil, tinha muito conteúdo que eu sabia, principalmente inglês, que é um conteúdo bem fácil, e história, que eu gosto muito. Eu consegui fazer tudo, só não sei se está certo”, ri.
Enquanto a prova ocorria, Silmara aguardava a filha do lado de fora. “Nós viemos hoje para Ponta Grossa e saímos de casa 5h30, estamos confiantes, pois ela se preparou”. A família Camargo já conhece a UEPG, pois o filho mais velho estuda Engenharia da Computação na instituição. “Ele já está encaminhado e trabalhando no ramo. Agora vamos encaminhar a nossa próxima!”, completa.
Apesar das condições climáticas adversas, o PSS transcorreu dentro da normalidade, segundo o chefe da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), Edson Luís Marchinski. “Tivemos um número pequeno de ausentes, que corresponde a 7,8% do total de candidatos”, conta. Para atender os inscritos, a CPS recrutou 1.638 colaboradores, que realizaram atendimento aos candidatos durante todo o tempo de prova.
Gilberto Boita atendia os candidatos durante a tarde. O servidor conta que já trabalha há 30 anos em processos seletivos da instituição. “Só no PSS estou há 20 anos e desta vez tivemos algumas alterações na questão de posicionamento e instrução”, explica. Para que ninguém se molhasse do lado de fora, os portões foram abertos antes e os alunos já podiam se acomodar em suas carteiras. “Antes do começo da prova, das 11h45 até 12h45, tivemos um treinamento prático de como instruir os alunos sobre a prova, e acredito que tudo transcorreu muito bem”.
A primeira experiência
Foram 8.373 inscritos para a primeira etapa (PSS 1); 5.203 para o PSS 2; e 2.746 para a etapa final (PSS 3). Giovana Góes de Morais iniciou a primeira etapa das provas já com o curso que deseja concorrer: Bacharelado em Química Tecnológica. “Escolhi fazer as provas da UEPG, pois o sistema do PSS facilita muito a entrada para a Universidade”, conta. A candidata estava acompanhada da irmã Gabriele, que a esperava no lado de fora. “Ela tem uma ideia do que quer fazer, que é trabalhar como Legista, ela estava nervosa, mas é bastante estudiosa e se preparou”, diz a irmã.
Consuelo levou o filho, Luiz Otávio, até a porta da Central de Salas. Assim como Giovana, ele também realiza a primeira etapa do PSS. “Acredito que meu filho se preparou e está confiante”. A família percorreu 120 Km de Ventania até Ponta Grossa, já com um sonho formado: ver Luiz conseguir uma vaga no curso de Agronomia. “Não temos outro engenheiro agrônomo na família, mas meu pai tem fazenda, então é uma tradição esta área e eu espero que o Luiz consiga passar aqui na UEPG”.
O PSS 1 teve como proposta de redação a elaboração de um comentário de internet sobre filtros de beleza em aplicativos. Débora dos Santos destaca que achou a prova mediana em dificuldade. “Não estava nem tão fácil, nem tão difícil. Escolhi a UEPG porque sempre foi meu sonho estudar aqui, então pretendo cursar Administração”. A avó de Débora, Sueli Santos destaca a pouca idade da neta e o empenho em entrar na instituição. “Ela é muito novinha ainda e não sabe bem qual curso escolher, ela gosta de Matemática, mas vamos ver oque o futuro diz”. O filho mais velo de Sueli já é formado na UEPG. “Agora é a vez dela, que é muito estudiosa e vai bem na escola. Acredito que a Débora irá muito bem na prova”.
O resultado do PSS 3 será divulgado até 22 de dezembro. O desempenho dos candidatos do PSS 1 e 2 será divulgado a partir de 01 de março de 2024. O gabarito das três provas e mais informações podem ser conferidos no site cps.uepg.br/pss.
Das Assessorias
Σχόλια