Mesmo alto, o fluxo no ano passado foi 16% menor quando comparado a 2019.
O Aeroporto Sant’Ana registrou ao longo do ano passado cerca de 16.500 pousos e decolagens de aeronaves e mais de 40 mil passageiros embarcaram e desembarcaram no local.
Os dados da Prefeitura de Ponta Grossa consideram voos comerciais, particulares e serviços de atendimento aeromédico.
Mesmo alto, o fluxo no ano passado foi 16% menor quando comparado a 2019. A queda é justificada pela pandemia da Covid-19, já que entre março e setembro o Aeroporto Comandante Antônio Amilton Beraldo ficou fechado para voos comerciais.
Em 2020, o Aeroporto expandiu as atividades e abriu as linhas aéreas entre Ponta Grossa e Foz do Iguaçu, além de voos diretos para São Paulo.
O superintendente do Aeroporto Sant’Ana, Victor Oliveira, avalia o balanço anual e destaca as expectativas para os próximos meses.
Ouça abaixo
As obras de reforma e ampliação do Aeroporto estão avaliadas em R$35 milhões. O processo licitatório para a contratação dos projetos e execução de obras foi autorizado pelo Ministério da Infraestrutura há mais de um mês (23 de novembro), mas ainda não foi publicado pelo município.
Obras
Conforme a Prefeitura, as obras planejadas para o Aeroporto Sant’Ana incluem a construção de uma nova taxiway, reforma e ampliação do pátio de aeronaves e a construção do novo terminal de passageiros.
A estimativa do projeto é de que os serviços sejam finalizados até o fim do primeiro semestre de 2023.
O investimento estimado em R$ 35,3 milhões vem de recursos federais do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).
De acordo com o Plano Aeroviário Nacional, o aeroporto tem potencial para operar mais de 200 mil passageiros por ano.
Ouça a reportagem:
Comments