top of page
  • CBN Ponta Grossa

Ministério Público pede instalação de um novo pronto socorro infantil em Ponta Grossa

De acordo com o Ministério Público, a Unidade de Pronto Atendimento Santa Paula não consegue suprir a demanda no município.

Foto: Prefeitura de Ponta Grossa

O Ministério Público do Paraná solicitou a instalação de um novo pronto socorro para o atendimento de crianças em Ponta Grossa. Um procedimento administrativo foi aberto pela Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde Pública da cidade.


De acordo com o Ministério Público, a Unidade de Pronto Atendimento Santa Paula não consegue suprir a demanda no município. Os atendimentos pediátricos são feitos na UPA desde setembro do ano passado, depois de uma reorganização no sistema público de saúde.


Até então, o pronto socorro infantil ficava no Hospital Materno Infantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o antigo Hospital da Criança. A unidade agora é responsável por pacientes de maior complexidade.


De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, as crianças com sintomas leves, como dor de garganta, febre e vômitos devem procurar uma Unidade Básica de Saúde.


Já a UPA Santa Paula deve ser procurada em casos mais urgentes, como intoxicações, queimaduras, picadas de animais venenosos e ferimentos. As mudanças vêm enfrentando resistência de parte da população.


O Ministério Público afirma que a prefeitura vai realizar estudos a respeito da viabilidade da criação dessa nova porta de entrada. A CBN entrou em contato com a Fundação Municipal de Saúde, mas não obteve resposta até o momento.


bottom of page