top of page
  • CBN Ponta Grossa

Modelo cívico-militar é aprovado em 11 escolas da região

Em Ponta Grossa, os Colégios Frei Doroteu de Pádua, José Elias da Rocha e Professor Colares tiveram a maioria dos votos favoráveis para a mudança. O balanço parcial foi apresentado pela Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná nessa terça-feira (03)

Colégio Estadual Professor Colares. Foto: Reprodução/Facebook
Colégio Estadual Professor Colares. Foto: Reprodução/Facebook

Onze escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Ponta Grossa (NRE) vão adotar o modelo cívico-militar a partir de fevereiro de 2021. No município, os Colégios Frei Doroteu de Pádua, José Elias da Rocha e Professor Colares tiveram a maioria dos votos favoráveis para a mudança. O balanço parcial foi apresentado pela Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná nessa terça-feira (03).


O Governo do Estado selecionou 216 instituições para o programa, até ontem, 176 aprovaram a modificação e 21 optaram pela continuidade modelo tradicional. Em 19 escolas a consulta pública segue aberta até às 20 horas desta quarta-feira (04).


Para a implementação do sistema cívico-militar, é preciso que mais de 50% das pessoas aptas a votar participem da consulta e que a maioria simples dos votantes (50% e mais um voto) seja favorável ao programa.


De acordo com a Secretaria, as escolas contarão com aulas adicionais de Português, Matemática e Civismo. No Ensino Médio, haverá, ainda, a adição da disciplina de Educação Financeira.


Além de questões curriculares, outra mudança trazida pela nova modalidade de ensino é a gestão compartilhada entre civis e militares. O diretor-geral e o diretor auxiliar permanecem sendo civis e as aulas continuam ministradas por professores da rede estadual, enquanto o diretor cívico-militar será responsável pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares.


As 11 escolas da região que terão o modelo estão nas cidades de Carambeí, Castro (2), Imbituva, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas e Tibagi.

Veja o resultado das votações das escolas de Ponta Grossa

Colégio Estadual Frei Doroteu de Pádua

Total de votantes: 733

Quórum 50% + 1:

Quantidade de pais/responsáveis/alunos/servidores que participaram

Total: 368

A favor: 381

Contra: 291

Nulos: 90

Colégio Estadual José Elias da Rocha

Total de votantes: 512

Quórum 50% + 1: 257

Quantidade de pais/responsáveis/alunos/servidores que participaram:

Total: 269

A favor: 220

Contra: 49

Nulos:0

Colégio Estadual Professor Colares

Total de votantes: 602

Quórum 50% + 1: 302

Quantidade de pais/responsáveis/alunos/servidores que participaram:

Total: 315

A favor: 228

Contra: 27

Nulos: 0


bottom of page