Morre jornalista Helcio Kovaleski em Ponta Grossa
- CBN Ponta Grossa
- 6 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Kovaleski atuou por mais de 40 anos na imprensa de Ponta Grossa, com foco em teatro, literatura e cinema.

O jornalista, roteirista e dramaturgo, Helcio Luiz Wendler Kovaleski, morreu nessa segunda-feira (05), aos 58 anos, em Ponta Grossa. Ele teve uma uma parada cardiorrespiratória chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Kovaleski atuou por mais de 40 anos na imprensa de Ponta Grossa, com foco em teatro, literatura e cinema. Também foi conselheiro no Conselho Municipal de Cultura contribuindo no fomento ao setor cultural da cidade e representou a microrregião dos Campos Gerais no Conselho Estadual de Cultura.
O jornalista também era conhecido pelas coberturas dos Festivais Nacional de Teatro (Fenata) e Universitário da Canção (FUC). Em 2014, lançou o livro “Festival crítico: uma década escrevendo sobre o Fenata – Festival Nacional de Teatro”.
Em nota, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) afirmou que Kovaleski deixa um legado na luta pelas políticas culturais do município, sempre atento às produções da Universidade.
Com passagens por veículos impressos da região, atualmente o jornalista escrevia sobre cultura no jornal Le Monde Diplomatique Brasil. Durante a pandemia, ele acompanhou de forma crítica e participativa o processo de implementação e regulamentação da Lei Aldir Blanc no estado do Paraná.
A Secretaria Municipal de Cultura divulgou nota em que lamenta o falecimento do profissional. Na nota, a pasta destaca Kovaleski como "grande articulador da cultura" e que deixa um enorme legado na construção e na luta por políticas públicas de cultura em Ponta Grossa e nos Campos Gerais.
Helcio Kovaleski morreu em casa no Jardim Carvalho e deixa uma filha. O velório acontece na Capela Funerária Princesa e o sepultamento está previsto para esta terça-feira às 16h, no Cemitério Santo Antônio.
Comments