top of page

Novas regras fiscais entram em vigor em 2026 setor da construção em PG

  • Foto do escritor: CBN Ponta Grossa
    CBN Ponta Grossa
  • 26 de set.
  • 2 min de leitura

A partir de 1º de janeiro de 2026, empresas de Ponta Grossa que atuam com locação de veículos, bens móveis e no setor da construção terão que se adaptar a novas regras fiscais. A principal mudança será a obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica em todas as operações, incluindo contratos de cessão onerosa.

Na construção civil, também haverá mudanças Foto: Divulgação
Na construção civil, também haverá mudanças Foto: Divulgação

As alterações são resultado da Reforma Tributária aprovada pelo Congresso Nacional, que criou o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Esses tributos vão substituir ICMS, ISS, PIS e COFINS em todo o país.


Em Ponta Grossa, a Secretaria Municipal da Fazenda iniciou ações para orientar empresários e prestadores de serviço sobre as mudanças. O secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, explica que a emissão da nota fiscal eletrônica vai trazer mais segurança jurídica, padronização e transparência, além de permitir que clientes e empresas utilizem créditos tributários de forma regular.


O sistema da cidade já está em fase de testes e conectado ao Ambiente Nacional da NFS-e. A previsão é que até novembro de 2025 o layout definitivo, com os campos da CBS e do IBS, esteja disponível para que as empresas façam ajustes antes da obrigatoriedade em 2026.


Os modelos da nota padrão nacional e os manuais de uso estão disponíveis no portal do Comitê Gestor da NFS-e. As empresas podem acessar os materiais pelos seguintes links:



Na construção civil, também haverá mudanças. A Lei nº 15.583/2025 determinou a exclusão da dedução de materiais no item 7.02 da Lei nº 7.500/2004, que trata da execução de obras em regime de empreitada global. O benefício será revogado a partir de 2026, alinhando Ponta Grossa ao padrão nacional e às decisões judiciais sobre o tema. Empresas e profissionais da área terão que revisar contratos e planejar tributos de forma diferente nos próximos projetos.


A Prefeitura de Ponta Grossa orienta as empresas a:


  • consultarem assessorias contábeis e jurídicas;

  • adequarem os sistemas fiscais e operacionais;

  • promoverem treinamentos internos;

  • anteciparem o planejamento para a transição.


A Secretaria da Fazenda informa que seguirá disponível para auxiliar no processo de adaptação.

Comentários


Visite

Rua Jacob Holzman, 233

Condomínio Philadelphia Office

Sala 01

Olarias 

Ponta Grossa

Paraná

Brasil 

Entre em contato pelo

Whatsapp: (42) 99994-0265 

E-mail

jornalismo@cbnpg.com.br

producao@cbnpg.com.br

Contato comercial:
roberto@cbnpg.com.br 
opec@cbnpg.com.br 

bottom of page