Obra Solução Costa Rica recebe anuência prévia da Rumo
- CBN Ponta Grossa

- 2 de out.
- 2 min de leitura
O projeto de mobilidade urbana conhecido como Solução Costa Rica, no bairro Neves, recebeu na última segunda-feira (29), uma carta de anuência prévia da Rumo Malha Sul S.A. O documento autoriza, de forma inicial, a realização de intervenções em áreas da União sob responsabilidade da concessionária.

A obra vai contemplar a construção de novas vias, duplicações, pontes e rotatórias, além da implantação de um mini terminal de ônibus. O objetivo é melhorar o tráfego de veículos e ampliar a ligação dos bairros Costa Rica, Panamá, Londres e Jardim Lagoa Dourada com o restante da cidade.
O projeto é considerado de grande porte porque parte da intervenção passa por áreas da União, que estão sob concessão da Rumo para o transporte ferroviário de cargas. Por isso, a análise técnica da concessionária e a homologação pela Agência Nacional de Transportes Terrestres são etapas obrigatórias.
No último dia 10 de setembro, houve uma reunião técnica em Curitiba entre representantes da Rumo, da Secretaria Municipal de Projetos Estratégicos e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento para tratar do alinhamento do processo junto ao Ministério das Cidades.
O bairro Neves concentra cerca de 15 mil moradores em diversos conjuntos residenciais e conta atualmente com apenas uma ponte de aproximadamente 300 metros quadrados para acesso, o que gera gargalos de mobilidade.
A carta de anuência da Rumo é um passo necessário para a aprovação dos investimentos federais, tanto pelo Ministério das Cidades quanto pela Caixa Econômica Federal, responsável pela operação de crédito.
Os recursos já foram assegurados junto ao ministro das Cidades, Jader Filho, por meio da articulação do deputado federal Aliel Machado. Com as alterações no projeto, o valor total do investimento deve ultrapassar 40 milhões de reais.








Comentários