top of page
  • CBN Ponta Grossa

Pedagoga fala da importância da escola para o desenvolvimento das crianças

As aulas acontecem de forma presencial em Ponta Grossa na rede pública e privada de ensino.

Foto: Agência Brasil

O Brasil registrou queda de 7,3% nas matrículas da Educação Infantil entre 2019 e 2021, de acordo com o último Censo Escolar. A pesquisa é coordenada pelo Inep e realizada, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País.


O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.


Conforme o Inep, as matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações.


Em 2021, 49 crianças foram matriculadas em Ponta Grossa para o ensino em tempo parcial nas creches e 3.075 em tempo integral. Na pré-escola foram 633 matrículas para o tempo parcial e 5.195 integral.


Nos anos iniciais do ensino fundamental, foram 6.275 matrículas para um turno e mais de 14 mil o turno integral.


Conforme o Censo Escolar, a média de alunos por turma na Educação Infantil de Ponta Grossa diminuiu nos últimos três anos. Em 2019 eram 17 alunos por turma. Em 2020 reduziu para 16 e em 2021 uma média de 15 estudantes por turma no município.


A pedagoga e mestre em educação, Katia Costa explica que as atividades escolares possibilitam o desenvolvimento da criança. De acordo com a Secretaria de Educação de Ponta Grossa, em 2021, 31.563 matrículas estavam registradas em toda a rede municipal. Neste ano, são 32.249 alunos matriculados.


Katia Costa comenta que o tempo em que as crianças ficaram em casa por conta da Covid-19 impactou no ensino, mesmo com as aulas on-line. Conforme a pedagoga, ainda é cedo para calcular o impacto da pandemia no ensino infantil.


As aulas acontecem de forma presencial em Ponta Grossa na rede pública e privada de ensino.


Ouça:



Comments


bottom of page