top of page
  • CBN Ponta Grossa

Pesquisadores podem retomar pesquisas presenciais no Museu Campos Gerais a partir desta semana

Serão disponibilizadas apenas duas vagas por dia, de terça a sábado, das 09h às 17h.

Foto: MCG

Um acervo de cerca de 150 itens poderá ser acessado por pesquisadores de maneira presencial a partir desta semana no Museu Campos Gerais. Os arquivos são registros sobre História local, regional e nacional e ficarão acessíveis aos pesquisadores de graduação e pós-graduação.


Segundo o Museu, o acervo é formado por aproximadamente 150 títulos de jornais e revistas, desde meados do século XIX e inclui coleções de jornais impressos de Ponta Grossa. Além de documentos históricos diversos, que vão de registros contábeis a plano diretor de municípios da região.


Outra parte do acervo é a memória institucional da UEPG, com documentação de eventos como os Festivais da Canção (FUC) e do Teatro (Fenata). Conforme o Museu, uma das fontes mais procuradas é o arquivo de Cândido de Mello Neto, associado à história do integralismo, da psiquiatria e do anarquismo nos Campos Gerais.


Durante a pandemia, o Museu Campos Gerais chegou a atender os pesquisadores presencialmente, mas teve que fechar por conta do agravamento dos casos em fevereiro deste ano. Desde então, as pesquisas só são feitas através de parte do acervo disponível na internet.


Com o retorno a partir de amanhã (19), uma série de protocolos foi elaborado para garantir a segurança. Os pesquisadores devem acessar o site uepg.br/museu e clicar na aba "agendamentos". Serão disponibilizadas apenas duas vagas por dia, de terça a sábado, das 09h às 17h.


No sistema on-line, o visitante vai informar temas e documentos de interesse. O atendimento no Museu será feito por agentes técnicos e pelo quadro de estagiários da instituição.


O Museu também disponibiliza um telefone para tirar dúvidas, o 3220 3470 e os pesquisadores podem entrar em contato pelo emailmuseucamposgerais@uepg.br.


Ouça



bottom of page