top of page

PG aprova cobrança de imposto sobre hospedagem por aplicativos

  • Foto do escritor: CBN Ponta Grossa
    CBN Ponta Grossa
  • 14 de ago.
  • 2 min de leitura

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou nesta semana a cobrança de tributos sobre serviços de hospedagem oferecidos por meio de aplicativos de internet. O município é o primeiro do Paraná a encaminhar a regulamentação da atividade.


A proposta, de autoria do Poder Executivo, foi aprovada em dois turnos com 13 votos favoráveis e agora depende de decreto da prefeita Elizabeth Schmidt para entrar em vigor.


Com a regulamentação, plataformas como Airbnb, Booking.com, Vrbo e B.Homy passam a ser alcançadas pela cobrança do Imposto Sobre Serviços, o ISS, nas hospedagens temporárias realizadas por proprietários de imóveis anunciados nesses canais. O projeto não trata da tributação sobre a intermediação das plataformas, mas do ISS incidente sobre os serviços prestados pelos proprietários.


Na justificativa, a prefeita destaca que a digitalização das relações econômicas modificou o mercado de hospedagem, permitindo que empresas usem aplicativos para intermediar acomodações. Segundo a Federação Paranaense de Turismo, a medida busca corrigir distorções e garantir arrecadação adequada do imposto devido por quem explora a hospedagem temporária.


O presidente do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais, Daniel Wagner, afirma que a nova legislação garante que todos os visitantes, seja em hotéis, pousadas ou imóveis de plataformas digitais, contribuam para a arrecadação municipal. Ele também pontua que, até então, apenas empresas eram tributadas, mesmo seguindo normas de segurança e higiene e sendo fiscalizadas, enquanto as hospedagens por aplicativo não tinham o mesmo grau de exigência.


O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, defende que os anfitriões sejam obrigados a recolher o imposto, e que o Airbnb atue como substituto tributário. Ele sugere a criação de um cadastro no setor econômico do município para facilitar a arrecadação.


Ponta Grossa tem mais de 400 opções de acomodações apenas na plataforma Airbnb.

Comentários


Visite

Rua Jacob Holzman, 233

Condomínio Philadelphia Office

Sala 01

Olarias 

Ponta Grossa

Paraná

Brasil 

Entre em contato pelo

Whatsapp: (42) 99994-0265 

E-mail

jornalismo@cbnpg.com.br

producao@cbnpg.com.br

Contato comercial:
roberto@cbnpg.com.br 
opec@cbnpg.com.br 

bottom of page