top of page
  • CBN Ponta Grossa

Polícia Federal cumpre mandados contra "novo cangaço" no Paraná e em São Paulo

Operação é feita pela Polícia Federal de Ponta Grossa em conjunto com a Polícia Militar do Paraná.

Foto: Reprodução/Polícia Federal

Uma operação da Polícia Federal foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (23) para desarticular um grupo responsável pelo financiamento de roubos a instituições financeiras.


De acordo com a Polícia, a quarta fase da operação Volante mira uma organização criminosa interestadual especializada em assaltos a bancos e base de valores com ações conhecidas como “Novo Cangaço” e “Domínio de Cidades”.


Aproximadamente 40 Policiais Federais e 30 Policiais Militares cumprem 11 mandados judiciais, sendo sete Mandados de Busca e Apreensão e quatro de Coleta de Material Genético nas cidades de São José dos Pinhais e Pinhais no Paraná, Taboão da Serra, Carapicuíba, Cotia e Itatiba, no estado de São Paulo.


Os mandados judiciais foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Ponta Grossa e pela Vara Criminal da Comarca de Nova Esperança, no Paraná. O novo cangaço é chamado quando um grupo de criminosos cerca uma cidade no interior dos estados e rouba uma grande quantidade de dinheiro. Os crimes normalmente são praticados durante a noite ou madrugada.


Os criminosos invadem uma cidade na tentativa de roubar bancos ou empresas de valores. Foi o que aconteceu em abril deste ano em Guarapuava, no interior do estado, quando cerca de 30 pessoas atacaram o Batalhão da Polícia Militar e uma empresa de transporte de valores.


Na ocasião, os bandidos não conseguiram levar o dinheiro, mas houve troca de tiros com os policiais. Um Policial Militar levou um tiro na cabeça após o carro em que estava ser alvejado. Ele não resistiu e morreu depois de uma semana internado.


O novo cangaço acontece no Brasil desde a década de 1990. Nos últimos três anos ataques semelhantes foram registrados em Botucatu, Araraquara, Mococa, e Araçatuba em São Paulo e Criciúma em Santa Catarina.


Os crimes geralmente são planejados, com o uso de fuzis, explosivos, metralhadoras e veículos blindados. Na noite dessa quarta-feira (22), um grupo atacou o município de Itajubá, em Minas Gerais. Os criminosos atiraram contra uma agência bancária e um quartel da Polícia Militar.


O nome “novo cangaço” faz alusão ao grupo liderado por Lampião, no sertão nordestino entre as décadas de 1920 e 1930. Eles saqueavam as cidades utilizando de violência para desafiar as autoridades.


Na época, operações da polícia eram chamadas de “Volante”, mesmo nome da operação deflagrada nesta quinta-feira pela Polícia Federal.

bottom of page