top of page
  • CBN Ponta Grossa

Ponta Grossa alerta para necessidade de vacina meningocócica C em crianças de cinco a 10 anos

Conforme o Departamento de Imunização e da Atenção Primária, os pais e responsáveis das crianças e adolescentes não vacinados devem garantir a imunização.

Foto: Fundação Municipal de Saúde

Crianças de cinco a 10 anos de idade que ainda não tomaram a vacina meningocócica C devem procurar uma Unidade de Saúde em Ponta Grossa para atualizar a carteirinha de vacina. Conforme o Departamento de Imunização e da Atenção Primária, os pais e responsáveis das crianças e adolescentes não vacinados devem garantir a imunização.


A vacina meningocócica C (Conjugada) foi implantada na rotina de vacinação da criança em 2010 e integra o Calendário Nacional de Vacinação no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade.


As crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas podem ser vacinadas até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Contudo, diante do cenário de baixas coberturas vacinais, observadas a partir de 2016, situação que se agravou a partir de 2020 com a pandemia da Covid-19, a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações considera a necessidade de buscar o público de 5 anos até 10 anos, 11 meses e 29 dias ainda não vacinado.


bottom of page