top of page
  • CBN Ponta Grossa

Ponta Grossa está entre os três municípios classificados como Destinos Turísticos Inteligentes

Iniciativa visa melhorar a competitividade de mercado para que cidades se tornem mais atraentes para os visitantes com o uso de tecnologia e inovações.

Foto: Parque Vila Velha

Ponta Grossa está entre os três municípios classificados na Estratégia Nacional Destinos Turísticos Inteligentes Brasil, divulgada pelo Ministério do Turismo na sexta-feira (26). A iniciativa está na segunda edição e visa melhorar a competitividade de mercado dos destinos selecionados que podem ser tornar mais atraentes para os visitantes com o uso de tecnologia e inovações.


Conforme a lista do Ministério do Turismo, Ponta Grossa somou 82 pontos e aparece na terceira posição nacional. No Paraná, são seis municípios classificados. Foz do Iguaçu lidera o ranking com 95 pontos. As cidades de Londrina, Paranaguá, Pontal do Paraná e Campo Mourão também estão na relação, com até 50 pontos.


O Ministério do Turismo abriu prazo para que as cidades não classificadas entrem com recurso. Após esse período, serão apontados dez destinos, pelo menos um por região, para receber apoio no planejamento de um sistema de gestão de Destino Turístico Inteligente, além de diagnóstico e consultoria técnica para auxiliar na construção de um plano de transformação.


Para fazer parte dos Destinos Inteligentes o município precisa se esforçar para resolver problemas divididos em nove eixos de atuação: governança, sustentabilidade, inovação, tecnologia, marketing, criatividade, mobilidade, segurança e acessibilidade.


O edital para selecionar cidades na Estratégia Nacional DTI (Destinos Turísticos Inteligentes) Brasil foi lançado em março deste ano. Puderam participar cidades com índices de desenvolvimento e infraestrutura, de acordo com a classificação A e B no Mapa do Turismo Brasileiro. No Paraná, três estão na categoria A e 14, na B. Nessa etapa, os dez primeiros colocados receberão a certificação de DTI em Transformação.


Em abril, os 17 municípios paranaenses aptos para participarem do edital receberam suporte da Secretaria de Estado do Turismo (SETU), por meio de treinamento oferecido pela Diretoria de Gestão, Sustentabilidade e Inteligência Turística.


Durante o processo de capacitação, representantes dos órgãos municipais de turismo e das Instâncias de Governança Regional (IGR) foram orientados sobre como participar do edital e esclarecimentos relacionados à importância dos destinos turísticos inteligentes.


Os 10 destinos selecionados receberão o certificado de “DTI em Transformação”, o que não significa que sejam destinos turísticos inteligentes, mas que estão no caminho para essa transformação.


O acompanhamento e a avaliação do Projeto serão realizados por técnicos do MTur, junto a consultores de um instituto parceiro, que visitarão os municípios selecionados, verificando o andamento do projeto e emitindo, ao final do mesmo, um relatório conclusivo.


As cidades que integrarão o projeto que visa transformá-las em DTIs vão passar por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores locais do setor. Os municípios definirão os seus cronogramas de implantação com base nos resultados da avaliação realizada e de acordo com as principais necessidades e possibilidades de cada um.


bottom of page