top of page
  • CBN Ponta Grossa

Ponta Grossa implementa sistema integrado de segurança pública com uso de câmeras

Programa prevê também o uso de câmeras privadas integradas ao sistema para reduzir o tempo de resposta para as ocorrências.

Foto: Prefeitura de Ponta Grossa

Ponta Grossa vai implementar um sistema de segurança para ampliar o monitoramento por câmeras públicas. O programa prevê também o uso de câmeras privadas integradas ao sistema para reduzir o tempo de resposta para as ocorrências.


Conforme a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, 36 câmeras já foram instaladas na cidade nas últimas semanas com um investimento de R$ 15 mil. Os equipamentos substituíram os totens que eram utilizados anteriormente e gravam em qualidade FullHD. Com a tecnologia utilizada, os investimentos podem chegar a R$ 500 mil neste ano.


As câmeras foram instaladas na Praça Álvaro Holzmann, Praça Barão de Guaraúna (Praça dos Polacos), Praça Barão do Rio Branco (Ponto Azul), Praça Simón Bolívar, em Oficinas, Calçadão da Coronel Cláudio, Avenida Aldo Vergani, no Parque Linear e Lago de Olarias. Outros locais ainda dependem de estudos de viabilidade técnica.


Além das câmeras instaladas pela prefeitura em locais públicos, o sistema também vai poder utilizar imagens de câmeras privadas. De acordo com a Secretaria, o uso de imagens particulares das residências que estão direcionadas para a rua será integrado pela plataforma da Guarda Municipal com a autorização do proprietário.


A Secretaria acredita que a medida vai facilitar nos atendimentos de ocorrências e o encaminhamento de viaturas. Segundo a pasta, o modelo de autorização já é previsto em uma lei municipal, mas ainda precisa de regulamentação.


Conforme o Departamento Tecnológico da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, a integração também vai possibilitar o ‘Cercamento Digital’ das entradas e saídas da cidade, com sistema de reconhecimento ótico de caractere (OCR), um mecanismo de controle dos veículos que entram e saem da cidade, pela placa do carro. Esse sistema ainda está em fase de licitação.


O novo sistema de segurança anunciado pela prefeitura integra o eixo de democratização tecnológica e inclusão digital do Vale dos Trilhos, o ecossistema de inovação de Ponta Grossa. Na semana que vem os servidores vão passar por treinamento na operacionalização do programa integrado para em breve entrar em funcionamento.


Segundo a Secretaria, o projeto é inovador e pioneiro no Paraná e deve servir de modelo para o estado.

bottom of page