Ponta Grossa já registrou mais de 450 acidentes com aranhas, escorpiões e cobras em 2021
- CBN Ponta Grossa

- 14 de out. de 2021
- 1 min de leitura
Segundo a vigilância sanitária, a maioria desses acidentes aconteceu até abril.

Com o aumento das temperaturas, a vigilância sanitária acende o alerta sobre os acidentes com animais peçonhentos em Ponta Grossa. De janeiro a setembro deste ano, o município já registrou mais de 450 ocorrências.
O número, no entanto, é menor que nos dois anos anteriores. Segundo a vigilância sanitária, a maioria desses acidentes aconteceu até abril. O coordenador de Zoonoses, Leandro Inglês, afirma que essas ocorrências já são esperadas.
Entre janeiro e setembro de 2019, 480 casos de acidentes com aranhas, cobras e escorpiões foram registrados em Ponta Grossa. No mesmo período do ano passado, o número aumentou para 580.
Ao longo de todo o ano, o maior número de registros são de picadas de aranhas, que representam 54% do total, seguido de escorpiões, com 43% das ocorrências e cobras com 2%.
Mas se considerar o período do verão, com as temperaturas mais altas, o número de picadas de escorpiões em Ponta Grossa aumenta consideravelmente. Só neste ano, de janeiro a março, 141 picadas foram registradas, o que representa mais da metade de todos os casos do ano.
De acordo com o departamento de zoonoses, quem encontrar um escorpião deve prender o animal em um pote e entrar em contato com a Coordenação do Controle de Zoonoses através do telefone (42) 3220-1000 + ramal 4094 ou 4095.
Ouça a reportagem:








Comentários