top of page
  • CBN Ponta Grossa

Ponta Grossa registra primeiro caso de transmissão comunitária de novo coronavírus


A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou mais um caso de novo coronavírus em Ponta Grossa nesta terça-feira (26). O paciente é um homem de 46 anos que estava internado em leito regular.


O município agora tenta rastrear possíveis contatos da vítima. Com o novo diagnóstico positivo, Ponta Grossa tem agora 62 casos da doença, sendo que 35 estão curados.


1ª Transmissão comunitária

A Prefeitura Municipal também comunicou hoje que o município registrou o primeiro caso de transmissão comunitária da Covid -19, na região de Oficinas. Segundo a FMS, a paciente já integra a lista de confirmados, no Boletim Municipal,  desde a semana passada.  Ela estava sendo monitorada pela equipe de epidemiologia e seu histórico rastreado. Atualmente, a paciente está recuperada.


A paciente teve contato com outras duas pessoas, que também tiveram diagnóstico positivo para a doença e são acompanhadas pela Epidemiologia através de contato telefônico para informações do quadro. Eles seguem estáveis em isolamento domiciliar.


É considerado transmissão comunitária o caso em que não é possível estabelecer qualquer vínculo com outros pacientes suspeitos ou confirmados e nem conta com histórico de viagem para regiões com casos registrados.


Alerta

A Fundação de Saúde afirma que a partir de agora será necessário redobrar as medidas de precaução. “É importante redobrar as medidas de precaução e reforçar à população que o cenário de contaminação comunitária traz agora o cuidado com os ambientes, ou seja, a população não está sujeita à contaminação só em contato com outras pessoas. O vírus está circulando também pelos ambientes, nesse caso, você pode se contaminar ao entrar numa localidade onde um paciente assintomático esteve e deixou, por exemplo, o vírus em cima do balcão, em um pacote de pão, nas frutas, em um objeto de um determinado local, na maçaneta de uma porta. É muito importante as pessoas focarem no hábito de lavar a mão, de higienizar os produtos que levam para suas casas, de evitar entrar em casa com a roupa que veio da rua”, destaca o secretário adjunto de saúde, Dr. Rodrigo Daniel Manjabosco.


Conforme a pasta, neste momento a PMPG está reforçando as orientações aos funcionários que trabalham diariamente em contato com a população e tomando todas as medidas necessárias de acordo com o protocolo vigente do Ministério da Saúde.

“Este é o momento de reforçar as medidas preventivas, a utilização de  máscaras e principalmente o isolamento social. Percebemos que muitas pessoas não assimilaram que o isolamento social inclui o isolamento familiar, pois percebemos, durante nossos monitoramentos, que algumas pessoas pensam que isolar é apenas não ir no parque, não ir ao shopping, em uma loja, por exemplo, mas é mais que isso, é deixar de fazer reunião familiares, é  deixar de encontrar outras famílias no final de semana, pois este ato também gera a disseminação do vírus, precisamos, ainda mais, tomar todos os cuidados”, explica a coordenadora de epidemiologia, Caroliny Stocco.

Definição de casos

- Importado: Caso confirmado, com histórico de viagem nacional ou internacional, nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas.

- Local: Caso confirmado, com vínculo epidemiológico a um caso confirmado identificado.

- Comunitário: Caso confirmado, sem vínculo epidemiológico a um caso confirmado.


Imagem: WIX/Divulgação

bottom of page