top of page

PR autoriza convocação de mais de 5,6 mil profissionais de segurança

  • Foto do escritor: CBN Ponta Grossa
    CBN Ponta Grossa
  • há 1 hora
  • 2 min de leitura
Imagem: SESP e PCPR
Imagem: SESP e PCPR

O Governo do Paraná prevê a convocação de 5.690 profissionais da segurança pública ao longo de 2026, reforçando o efetivo das forças de segurança em todo o Estado. A autorização foi concedida pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e permite o chamamento de candidatos além do número de vagas inicialmente previsto nos concursos públicos.


O reforço vai atingir todas as forças de segurança estaduais, com o objetivo de ampliar o efetivo, melhorar a capacidade de atendimento à população e fortalecer as ações de prevenção e combate à criminalidade em todas as regiões do Paraná.


Na Polícia Militar do Paraná (PMPR), o concurso previa inicialmente 2.000 vagas para soldados. Com a ampliação autorizada, a previsão agora é de 4.090 convocações em 2026, sendo 4.000 soldados e 90 oficiais.


No Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, o concurso que previa 600 vagas para soldados bombeiros também foi ampliado. O total autorizado chega a 1.230 convocações, sendo 1.200 soldados bombeiros e 30 oficiais.


Já na Polícia Civil do Paraná, o concurso previa 400 vagas, mas o total de contratações autorizadas até 2026 soma 1.726 profissionais. Para 2026, estão previstas 102 novas convocações, entre delegados, agentes e papiloscopistas.


Na Polícia Científica do Paraná, o crescimento é ainda mais expressivo. Os concursos previam apenas 46 vagas, número que agora sobe para 512 profissionais autorizados. Desse total, 170 devem ser convocados em 2026, incluindo técnicos de perícia e peritos criminais.


A Polícia Penal do Paraná também terá reforço significativo. O concurso previa somente 7 vagas, mas o total autorizado até 2026 chega a 507 policiais penais. Para este ano, estão previstas 98 novas convocações.


Com a ampliação, os concursos em andamento passam a permitir convocações acima do número inicial de vagas. Além disso, o Governo do Estado também prevê a abertura de novos concursos públicos ainda em 2026, ampliando ainda mais o quadro da segurança pública.


Após o chamamento, todos os profissionais convocados passarão por cursos de formação, etapa obrigatória antes de assumirem as funções nas respectivas corporações.

Comentários


Visite

Rua Jacob Holzman, 233

Condomínio Philadelphia Office

Sala 01

Olarias 

Ponta Grossa

Paraná

Brasil 

Entre em contato pelo

Whatsapp: (42) 99994-0265 

E-mail

jornalismo@cbnpg.com.br

producao@cbnpg.com.br

Contato comercial:
roberto@cbnpg.com.br 
opec@cbnpg.com.br 

bottom of page