Primeiros atendimentos para crianças são feitos na UPA Santa Paula desde setembro do ano passado.

A prefeitura anunciou, na última sexta-feira (1º), a reabertura do Pronto Atendimento Infantil no Hospital Universitário Materno-Infantil. Desde setembro do ano passado, os primeiros atendimentos para crianças são feitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santa Paula.
De acordo com a administração municipal, os serviços poderão ser reabertos no Hospital com os recursos que até agora eram utilizados no Hospital Municipal, que suspendeu os serviços temporariamente.
O atendimento será integrado ao sistema do município através de uma parceria da Prefeitura com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Governo do Estado.
Os atendimentos materno e infantil costumavam ser feitos no Hospital da Criança, que era da prefeitura, até 2020. Depois de um convênio, a UEPG ficou responsável pela administração do local.
Uma lei autorizou a doação do Hospital da Criança para a UEPG. A transferência permitiu que a Instituição utilize o prédio para continuar o atendimento, assumir os serviços e ampliar a capacidade e complexidade dos atendimentos pediátricos.
Sem os serviços de porta de entrada, o Hospital Materno Infantil passou a atender três Regionais de Saúde. Um total de 28 municípios, com cerca de 1,1 milhão de habitantes. Essa mudança foi alvo de críticas e manifestações de parte da população.
Conforme a prefeitura, o serviço de atendimento infantil realizado na UPA Santa Paula continuará sendo disponibilizado. Em entrevista à CBN, o secretário municipal de saúde, Rodrigo Manjabosco, afirmou que ainda não há um prazo para a reabertura.
Comments