top of page
  • CBN Ponta Grossa

Prefeitura começa pesquisas para novo contrato do transporte público de Ponta Grossa

Equipes devem visitar 300 casas na cidade e fazer pesquisas de opiniões nos terminais de ônibus.

A prefeitura começou nesta sexta-feira (25) os levantamentos para nortear o novo projeto de licitação do transporte coletivo de Ponta Grossa. Equipes devem visitar 300 casas na cidade e fazer pesquisas de opiniões nos terminais de ônibus.


Os trabalhos são promovidos pela prefeitura e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), um órgão de apoio institucional ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.


A Fipe foi contratada no fim do ano passado para prestar assessoria na formatação do novo modelo de contratação e prestação de serviços do transporte público coletivo em Ponta Grossa.


O atual contrato de concessão vai até 2023 e um novo processo de licitação deve ser feito já neste ano. Ainda em julho do ano passado, a prefeitura criou a Comissão Especial de Estudos e Projetos de Transporte Coletivo com o objetivo de avaliar e definir um novo modelo de contrato.


Foi essa Comissão definiu a entidade que vai acompanhar todo o processo. A entidade foi contratada por dispensa de licitação, com valor previsto de R$ 2.110.500.


Os estudos devem considerar a viabilidade de adição de encargos de exploração e construção de estruturas para integração do transporte, alternativas de otimização de financiamento do sistema e será executado em duas etapas.


A primeira é o diagnóstico do Sistema Atual e Proposta de Modelo Institucional para Licitação e a segunda etapa prevê o apoio na estruturação da concessão dos serviços de transporte.


Segundo a Prefeitura, a realização dos trabalhos será feita por técnicos devidamente trajados com colete e crachá de identificação.


De acordo com a Comissão Especial de Estudos e Projetos de Transporte Coletivo, os trabalhos desenvolvidos serão essenciais para que sejam verificadas as demandas do sistema e definidos os parâmetros da nova licitação.


Com os dados, a Comissão terá subsídios para identificar o panorama atual do transporte coletivo, seus pontos positivos e suas limitações. Isso deve permitir que o município formate um projeto licitatório mais detalhado.

bottom of page