top of page
  • CBN Ponta Grossa

Prefeitura estuda parceria público-privada para sistema de iluminação pública

Atualizado: 3 de dez. de 2021

De acordo com a prefeitura, atualmente o parque de iluminação pública do município tem mais de 46 mil pontos

Foto: prefeitura de Ponta Grossa

O sistema de iluminação pública de Ponta Grossa deve receber investimentos do setor privado até o final do ano que vem. Nesta semana, a prefeitura iniciou a estrutura do Projeto de Concessão do Sistema, na modalidade parceria público-privada (PPP).


De acordo com a administração, após leiloada, a iluminação pública da cidade receberá investimentos do setor privado para modernização, com conversão para LED, além da extensão de rede, contemplando áreas hoje deficientes de iluminação e zonas rurais.


A primeira reunião técnica entre o Comitê da Prefeitura, Caixa Econômica Federal e demais entidades parceiras aconteceu na terça-feira (30). O encontro foi chamado de Marco Zero na estruturação da PPP da Iluminação Pública de Ponta Grossa.


De acordo com a prefeitura, atualmente o parque de iluminação pública do município tem mais de 46 mil pontos. No entanto, cerca de 2,5% são com lâmpadas de LED.


A parceria público-privada deve ampliar a oferta do serviço, com um investimento no curto prazo, modernizando toda a iluminação pública e atendendo a demanda reprimida.


Além de uma manutenção a longo prazo, que representará uma economia aos cofres públicos, considerando que a modernização pode representar redução no consumo e na fatura de energia pública superior a 50%.


A modernização é um projeto do Vale dos Trilhos, no eixo de democratização tecnológica e inclusão digital, representando a consolidação de Ponta Grossa como cidade inteligente.


Neste ano, a prefeitura aderiu ao processo para estruturação de projetos em iluminação pública por meio do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPPs (FEP), coordenado pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e executado pela Caixa Econômica Federal (CAIXA).


O projeto conta ainda com a parceria de um fundo de infraestrutura vinculado ao Grupo Banco Mundial, que traz a experiência internacional na estruturação de projetos de Concessão e PPPs.


Até o leilão da proposta, serão realizados estudos e elaborada a melhor proposta para modernizar e tornar mais eficiente o serviço de Iluminação Pública.


No ano que vem, os estudos e Documentos Licitatórios serão concluídos. Então, o projeto será apresentado à sociedade, às autoridades e ao mercado por meio de Consulta Pública, para receber contribuições.


Após a análise dessas sugestões, o projeto poderá ser ajustado e a versão final dos seus documentos será publicada, dando início ao processo licitatório. A expectativa é que o leilão aconteça até o final de 2022.


bottom of page